DestaquesEconomia

Com discurso de Lula, Ibovespa cai 3,35% e fica abaixo dos 110 mil pontos

O Ibovespa já vinha em baixa desde a abertura do pregão desta quinta-feira (10), com os investidores avaliando os riscos políticos e fiscais e dados de inflação piores do que o esperado.

O principal índice da B3, no entanto, ampliou as perdas após discurso do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e passou a derreter no fim da tarde, depois de o vice-presidente Geraldo Alckmin anunciar mais nomes para a equipe de transição.

Neste contexto, o Ibovespa encerrou a sessão com forte baixa de 3,35%, aos 109.775 pontos, tendo tocado a marca de 108 mil pontos ao longo da tarde. Com a baixa, que coloca o índice no menor patamar desde o fim de setembro, o saldo do índice no mês de novembro passou para queda de 5,4%, enquanto a alta acumulada do ano soma 4,73%.

O mercado começou o dia avaliando as negociações em torno da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) de transição, estratégia escolhida pelo governo petista para expandir os gastos em 2023 e acomodar promessas realizadas durante a campanha, com a possibilidade de o Bolsa Família ser retirado do teto de gastos.

Os investidores também repercutiam o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), divulgado na manhã de hoje, que mostrou um avanço de 0,59% sobre setembro, acima do esperado por analistas, diante da pressão de alimentos e bebidas.

No fim da manhã, o mercado sentiu o peso das falas de Lula. O petista defendeu a ampliação de gastos públicos, criticou o teto de gastos e a reforma da Previdência e disse que trabalhará por mudanças na legislação trabalhista.

O mercado considerou a fala uma sinalização de que o novo governo terá pouco compromisso com a responsabilidade fiscal a partir de 2023, e contribuiu para aprofundar as perdas do Ibovespa e impulsionar a alta do dólar e dos juros.

Em relação às empresas, Lula afirmou que as estatais serão “respeitadas” no seu governo, e declarou que a Petrobras (PETR4; PETR3) “não será fatiada”, indicando que a chance de privatização da petrolífera é mínima.

Fábio Guarda, sócio e gestor da Galapagos Capital, avalia que o mercado não gostou do discurso, pois mexeu com questões fiscais, que são um ponto de atenção dos investidores. “Lula sinaliza que um avanço sobre as contas fiscais deve ocorrer. O mercado, que antecipa movimentos futuros, está tomando essa posição nesta quinta”, comenta.

O que realmente azedou o humor do mercado, porém, foi o anúncio de Alckmin de novos nomes para a equipe de transição, com destaque para Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda do governo de Dilma Rousseff, que deverá integrar a equipe de planejamento, orçamento e gestão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *