Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

DestaquesSociedade

Pesquisa aponta preferências do manauara pra Páscoa

O Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam) realizou, neste mês de março, a pesquisa de Intenção de Compra e Confiança do Consumidor manauara. O objetivo do estudo foi apurar as expectativas de consumo para a Páscoa 2022. O levantamento ouviu 315 consumidores em diferentes zonas da cidade e os indagou sobre o que pretendem comprar, quanto esperam gastar, os fatores que influenciam pela escolha do local da compra e onde planejam adquirir os produtos na sazonalidade. 

O presidente da Fecomércio AM, Aderson Frota, explica que as festividades de Páscoa originam demandas para o setor comercial, que foram identificadas na pesquisa. “A Páscoa é uma data cristã e em função dos festejos, ela atrai uma série de eventos como a compra de produtos tradicionais, entre eles, ovos e barras de chocolate. Neste cenário, a pesquisa realizada pelo Ifpeam, no período de 14 a 28 de março, buscou medir as expectativas e preferências dos consumidores para a sazonalidade”, explicou Frota.

Em relação à importância desse levantamento para as empresas do varejo, o presidente da Fecomércio AM destacou sua relevância como norteadora para as decisões dos empresários. “Um dos principais objetivos desse levantamento é municiar e orientar os comerciantes que atuam no segmento de produtos ligados à Páscoa, pois essa festa cristã, que possui um significado muito importante, envolve o segmento comercial e a pesquisa do Ifpeam serve como balizadora para as decisões dos comerciantes”, comenta.

Abaixo, os destaques da pesquisa: 

– Produtos que os consumidores pretendem comprar nesta Páscoa 

Os produtos de chocolate mantêm a preferência do consumidor. Os “Ovos de Páscoa Industrializados” ficam na liderança com 50% das intenções de compra, enquanto “Caixas de Bombons” e “Barras de Chocolate Industrializadas” são a escolha de 38% dos entrevistados. “Ovos de Páscoa Caseiros”, com 12%, completam a lista.

 – Quanto o consumidor pretende gastar nesta Páscoa? 

Em relação a quanto os consumidores pretendem gastar com as compras, 36% esperam despender de R$ 51,00 a R$ 100,00, seguidos por aqueles que esperam gastar de R$ 101,00 a R$ 200,00 (34%). 72 consumidores (24%) vão limitar seus gastos na sazonalidade em até R$ 50,00. 5% ainda se mostram indecisos.

– Fatores que influenciam o local de compra? 

No levantamento, o preço foi o fator decisivo na hora de adquirir os produtos. 36% dos entrevistados o escolheram como o primeiro critério na hora da compra. Em seguida, vieram a “Qualidade dos Produtos” com 28%, “Promoções/Descontos” (24%), “Localização” (16%), “Facilidade de Pagamento (7%)”, “Diversidade de Produtos” (3%) e “Comodidade” (2%). “Marca” e “Frete Grátis” representam 3%. 

Local de compras

Um dos pontos de atenção no levantamento é o local onde os consumidores pretendem realizar as compras pascais. Os super e hipermercados lideram a preferência dos consumidores com 37%. Os Shopping Centers foram escolhidos por 25% dos entrevistados. Devido à proximidade com os lares, 16% dos consumidores optam por fazer as compras no Comércio de Bairro e 15% preferem o Centro da Cidade, enquanto 6% optam pelas confeitarias artesanais.  

Em anexo, a pesquisa com a Intenção de Compra e Confiança do Consumidor Manauara para a Páscoa 2022 e a sonora com o presidente da Fecomércio AM, Aderson Frota. 

Com informações da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *