DestaquesSociedade

Pesquisa aponta preferências do manauara pra Páscoa

O Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam) realizou, neste mês de março, a pesquisa de Intenção de Compra e Confiança do Consumidor manauara. O objetivo do estudo foi apurar as expectativas de consumo para a Páscoa 2022. O levantamento ouviu 315 consumidores em diferentes zonas da cidade e os indagou sobre o que pretendem comprar, quanto esperam gastar, os fatores que influenciam pela escolha do local da compra e onde planejam adquirir os produtos na sazonalidade. 

O presidente da Fecomércio AM, Aderson Frota, explica que as festividades de Páscoa originam demandas para o setor comercial, que foram identificadas na pesquisa. “A Páscoa é uma data cristã e em função dos festejos, ela atrai uma série de eventos como a compra de produtos tradicionais, entre eles, ovos e barras de chocolate. Neste cenário, a pesquisa realizada pelo Ifpeam, no período de 14 a 28 de março, buscou medir as expectativas e preferências dos consumidores para a sazonalidade”, explicou Frota.

Em relação à importância desse levantamento para as empresas do varejo, o presidente da Fecomércio AM destacou sua relevância como norteadora para as decisões dos empresários. “Um dos principais objetivos desse levantamento é municiar e orientar os comerciantes que atuam no segmento de produtos ligados à Páscoa, pois essa festa cristã, que possui um significado muito importante, envolve o segmento comercial e a pesquisa do Ifpeam serve como balizadora para as decisões dos comerciantes”, comenta.

Abaixo, os destaques da pesquisa: 

– Produtos que os consumidores pretendem comprar nesta Páscoa 

Os produtos de chocolate mantêm a preferência do consumidor. Os “Ovos de Páscoa Industrializados” ficam na liderança com 50% das intenções de compra, enquanto “Caixas de Bombons” e “Barras de Chocolate Industrializadas” são a escolha de 38% dos entrevistados. “Ovos de Páscoa Caseiros”, com 12%, completam a lista.

 – Quanto o consumidor pretende gastar nesta Páscoa? 

Em relação a quanto os consumidores pretendem gastar com as compras, 36% esperam despender de R$ 51,00 a R$ 100,00, seguidos por aqueles que esperam gastar de R$ 101,00 a R$ 200,00 (34%). 72 consumidores (24%) vão limitar seus gastos na sazonalidade em até R$ 50,00. 5% ainda se mostram indecisos.

– Fatores que influenciam o local de compra? 

No levantamento, o preço foi o fator decisivo na hora de adquirir os produtos. 36% dos entrevistados o escolheram como o primeiro critério na hora da compra. Em seguida, vieram a “Qualidade dos Produtos” com 28%, “Promoções/Descontos” (24%), “Localização” (16%), “Facilidade de Pagamento (7%)”, “Diversidade de Produtos” (3%) e “Comodidade” (2%). “Marca” e “Frete Grátis” representam 3%. 

Local de compras

Um dos pontos de atenção no levantamento é o local onde os consumidores pretendem realizar as compras pascais. Os super e hipermercados lideram a preferência dos consumidores com 37%. Os Shopping Centers foram escolhidos por 25% dos entrevistados. Devido à proximidade com os lares, 16% dos consumidores optam por fazer as compras no Comércio de Bairro e 15% preferem o Centro da Cidade, enquanto 6% optam pelas confeitarias artesanais.  

Em anexo, a pesquisa com a Intenção de Compra e Confiança do Consumidor Manauara para a Páscoa 2022 e a sonora com o presidente da Fecomércio AM, Aderson Frota. 

Com informações da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *