Natura transforma Consultoras de Beleza em influenciadoras e treinadoras
A Natura aposta no talento de suas Consultoras de Beleza de todas as regiões do Brasil para fortalecer o empreendedorismo de sua rede. Por meio do incentivo à criação de conteúdos nas redes sociais, que amplia a visibilidade e o engajamento do público com a força de vendas da marca, a empresa aposta no projeto Consultoras Influenciadoras. Pioneira nesse modelo, a Natura reúne um time de mulheres com potencial de nano e micro influenciadoras no meio digital para fomentar a venda direta de forma mais digitalizada e competitiva, desenvolvendo ao máximo as habilidades dessas mulheres.
Mais do que identificar e potencializar as influenciadoras já existentes, ao longo dos anos, a Natura também passou a investir em treinamentos para que novos Consultores e Consultoras de Beleza criem conteúdo em suas redes sociais, reverberem as mensagens da marca e, consequentemente, melhorem seu desempenho em vendas. A adesão expressiva às trilhas de aprendizagem oferecidas pela rede de Consultoria Natura sobre o tema comprova o sucesso da estratégia: até o momento, mais de 151 mil consultoras já realizaram a capacitação sobre conceitos básicos de influência, por exemplo. Outras 86 mil já aprenderam os principais conceitos para a produção de conteúdo nas redes sociais.
“Engajar pessoas que já fazem parte da rede para atuar como influenciadora digital e, além disso, treinar novas consultoras para desempenhar essa função gera inspiração, empoderamento e identificação, facilitando o aprendizado e fortalecendo os elos dentro do modelo comercial”, explica a diretora de vendas da Natura, Cida Franco.
Uma jornada inovadora que começou há 3 anos
A Natura evoluiu a visão de influência ao longo dos anos, viabilizando diferentes formas de consultoria de beleza digital, mais especializada e capaz de resultar em novos negócios. Esse processo teve início em 2019, quando a Natura fez os primeiros testes para o projeto Consultoras Influenciadoras. Na ocasião, foram envolvidas 54 consultoras microinfluenciadoras de todas as regiões do Brasil e que produziam e compartilhavam conteúdos com dicas e sugestões de beleza e cuidado, além de participar de eventos organizados pela empresa.
A iniciativa deu tão certo que, atualmente, a companhia conta com uma área exclusiva responsável pela estratégia de relacionamento om as Consultoras de Beleza que são também influenciadoras digitais. “Desenvolvido por um time multidisciplinar, o grupo segue trabalhando no aumento da proposta de valor para o papel de CN influenciadora, bem como no planejamento dos próximos passos para a expansão para toda a rede de Consultoras Natura”, afirma Cida.
A estratégia por trás da ativação com as influenciadoras requer um robusto trabalho que envolve pesquisas e profundas análises. O primeiro passo foi identificar as consultoras de beleza com alta relevância e engajamento nas redes sociais aplicando técnicas avançadas de Ciência de Redes e Etnografia Digital. Em seguida, a companhia mapeou estatisticamente uma parte representativa que resume as percepções, as tendências e os hábitos que o total de influenciadoras identificadas transmitem. Desse grupo, selecionou as consultoras que de fato estavam cadastradas na base da Natura, das quais foram detectadas cinco “personas”: empresárias, replicadoras, dedicadas, tutoras e lifestyle.
Já na fase da análise de influência, a companhia estudou critérios como o alcance e tamanho da audiência dessas consultoras; repercussão e capacidade de engajamento junto à audiência, além da aderência com o assunto ou valores da marca.
Todo esse trabalho possibilitou o constante crescimento do projeto que hoje conta com 100 consultoras participantes, representando um aumento de 85% no grupo de CN Influenciadoras em relação a 2019, quando o projeto ainda era piloto. Juntas, essas mulheres somam mais de 1,2 milhões de seguidores nas principais redes sociais como Instagram, YouTube e Facebook. De 2019 a 2022, elas realizaram quase 800 ações (missões, capacitações, encontros, gravações, pesquisas, entre outras) e 138 campanhas envolvendo envio de produtos.
Consultoras Influenciadoras em ação
Entre as atividades desenvolvidas pelas CNIs está a realização de missões com recebimento e experimentação de produtos e participação em eventos e gravações de materiais audiovisuais como treinamentos e filmes. Como embaixadoras da Natura e causas da marca, elas podem ainda se envolver na cocriação de produtos e serviços, além de reverberar as mensagens da empresa nos canais da Consultoria Natura e ao cliente final. “A partir de um direcional, a consultora influenciadora utiliza sua linguagem criativa, alinhada à sua forma de prestação de consultoria de beleza e sua personalidade nas redes, enriquecendo e gerando ainda mais conexão com sua audiência”, completa a executiva Cida Franco.
A diretora de vendas da Natura ainda explica que colocar as consultoras no centro dessas estratégias reforça uma proposta de valor baseada nos pilares que a empresa denomina como 3Ps: prosperidade, propósito e pertencimento, tripé que é aplicado com afinco pelas centenas de influenciadoras.
Entre as que seguem a filosofia à risca está a bauruense Mariana Ranieri Bellucci, de 34 anos. Para ela, a atividade de Consultora Influenciadora a faz se sentir mais reconhecida e valorizadas tanto pela Natura quanto pelos clientes. “Consigo estabelecer uma conexão de afeto com consumidores e outros consultores de beleza de todos os cantos do Brasil e até fora dele. Além disso, é inspirador ser uma referência de uma marca tão consagrada como é a Natura e fazer parte de causas tão importantes e atuais”, destaca Mariana.
Treinadoras
O modelo de trabalho horizontal praticado na Natura é um dos aspectos importantes no projeto com as CNIs, assim como no protagonismo dado às consultoras no processo de criação de treinamentos. Por isso, a Comunidade de Aprendizagem Natura foi criada para promover a troca de conhecimento sobre consultoria de beleza, reconhecer a inteligência cultural e fortalecer a relação da nossa rede. Os mais de 36 mil membros têm acesso a conteúdo sobre produtos e estratégias de vendas escritos e postados por Consultoras e Consultores de todo Brasil. A plataforma foi aberta em novembro de 2020 e, em dois anos, alcançou mais de mil conteúdos publicados no feed e conta, atualmente, com 230 criadores de conteúdo sobre boas práticas e dicas do trabalho de consultoria. Como um dos atores na jornada de capacitação da nossa força de vendas, esse espaço é pensado para estimular a interação entre Consultoras, Líderes de Negócio e Gerentes com intuito de que todos contribuam para o desenvolvimento do negócio.
Com o estímulo da troca entre a rede, a marca iniciou em 2019 um processo de mapeamento para identificar Consultoras de Beleza que, também desempenharam o papel de Treinadoras, gerando um grande movimento chamado Rede Treinando a Rede. Este novo papel permite às CNs Treinadoras uma nova fonte de renda e de prestação de serviço junto à Natura.
Desde o início do projeto, a Natura já selecionou e preparou mais de 90 consultoras de diferentes partes do Brasil para atuarem como treinadoras em aulas ao vivo. Os conteúdos são veiculados em uma plataforma digital exclusiva da marca e dedicada para a finalidade. Além disso, mais de 1 milhão de Consultoras foram treinadas pelas CN Treinadoras e cerca de 52 mil horas de capacitação aplicadas. Só em 2022, a Natura abriu mais de 14 mil turmas para esses treinamentos.
Cida Franco explica que o potencial de ganho médio com a atividade de Consultora Treinadora representa aproximadamente 50% adicional em relação à atividade de Consultoria de Beleza. “As Consultoras Treinadoras se sentem reconhecidas, gerando um comprometimento ímpar. Desenvolvimento da rede é um tema central do nosso modelo, por isso, apostamos na horizontalização da educação e do conhecimento”, afirma a executiva.
Mariane Bertoti, moradora de Torres (RS) e integrante do time de Consultoras Treinadoras desde 2020, conta que o novo papel a incentivou a estudar mais para poder ensinar seus pares com qualidade. “Descobri um propósito em ensinar e paixão pela atividade. Com o conhecimento adquirido, além de ajudar outros consultores a terem maiores ganhos financeiro, pude aumentar as minhas vendas, principalmente no meio digital, usando as redes sociais e me dedicar 100% a atividade de consultoria e CNT, o que antes não era possível”.
Em outubro, o projeto Rede Treinando a Rede foi reconhecido, pela Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), como 1ºlugar na Categoria Ouro de Excelência em Treinamento e Capacitação, reforçando a nossa crença no poder transformador que nossa rede pode gerar uns aos outros.
Como parte da jornada de capacitação de sua força de vendas, além do projeto com as CNs Treinadoras, a empresa também promove a troca de conhecimento por meio da Comunidade de Aprendizagem Natura. A plataforma criada em novembro de 2020 possui mais de 36 mil membros inscritos que têm acesso a conteúdo sobre produtos e estratégias de vendas escritos e postados por Consultoras e Consultores de todo Brasil. Em dois anos, a comunidade alcançou mais de mil conteúdos publicados em seu feed e conta, atualmente, com 230 criadores de conteúdo sobre boas práticas e dicas do trabalho de consultoria.
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com mais de 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.
Com informações da assessoria