Vídeo: Forte chuva causa prejuízos em Manaus
A forte chuva que atinge Manaus na manhã deste sábado (25/03) causou estragou em várias zonas da capital do Amazonas, com vias alagadas e deslizamento de terras. No bairro Zumbi, zona Leste, duas crianças ficaram soterradas durante um desbarrancamento que atingiu uma residência.
Segundo o Portal D24AM, as vítimas foram socorridas e levadas a um pronto-socorro da capital.De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), até às 10h, já choveu 70,2 mm des média nas últimas 24h. A zona mais afetada da cidade foi a Leste (133 mm), seguida da Norte (75 mm), Centro-Oeste (74 mm), Oeste (48 mm) e Sul (38 mm).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã deste sábado (25/03), alerta de previsão de chuvas intensas (perigo) para Manaus nas próximas horas. O instituto prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60 e 100 km/h. O alerta iniciou às 09h39 de hoje e se estende até as 11h de amanhã. Conforme o Inmet, o alerta é válido para todas as cidades do Amazonas.
De acordo com o prefeito de Manaus, David Almeida, as chuvas que atingiram Manaus neste sábado são mais intensas que as registradas no último dia 12 de março, em que oito pessoas morreram soterradas por um deslizamento de terras ocorrido no bairro Jorge Teixeira. De acordo com ele, somente na Zona Leste de Manaus já choveu 113 mm somente na Zona Leste. “Estamos em alerta para minimizar os efeitos desse grande temporal que caia sobre a cidade desde as 6h30”, disse.
Transtornos
Na comunidade Manaus 2000, no bairro Japiim, zona Sul de Manaus, casas foram arrastadas pela forte correnteza formada no Igarapé do 40. Moradores chegaram a ser retirados por homens do Corpo de Bombeiro.
Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Leonor Brilhante, da avenida Grande Circular, em frente ao Shopping Cidade Leste, Zona Leste de Manaus, os pacientes tiveram de dividir o espaço com a chuva, uma vez que as goteiras alagaram o ambiente da unidade de saúde.
Na rua Yemanjá, no bairro Tancredo Neves, mesma zona, gravou vídeo indignada mostrando o seu lar totalmente alagado.
Situação semelhante foi registrada por um morador no beco Raquel, bairro Petrópolis, zona sul de Manaus.