DestaquesSociedade

Senac AM oferta curso de sommelier de vinhos   

Pandemia fez crescer consumo de vinhos e profissionais falam que mercado está aquecido  

O Senac AM está com inscrições abertas para o curso de sommelier de vinhos com foco na preparação de novos profissionais para o mercado de trabalho. A pandemia da Covid-19 fez o mercado de vinhos crescer no país e profissionais acreditam que o mercado está aquecido e deve ofertar boas oportunidades de emprego.  

De acordo com a Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo, o sommelier é o profissional responsável pelas bebidas (principalmente, mas não unicamente, o vinho) no estabelecimento, que pode ser um restaurante, bar ou um comércio – loja ou importadora de bebidas. Ainda conforme a entidade, o mercado para esta área está em franca expansão.  

Recentemente, o Senac AM recebeu a visita do enólogo e gerente de comunicação da LVMH do Brasil, o François Hautekeur, que integra o grupo de um dos vinhos espumantes mais conhecidos no mundo: o Chandon. Para o profissional, que realiza treinamentos com sommeliers e enólogos, o mercado no Amazonas deve crescer e é importante que os profissionais estejam preparados para esse movimento.  

“Eu sou enólogo da Chandon, elaborador de vinhos, mas conheço muito bem o mundo do sommelier, pois trabalho e treino esses profissionais. O consumo de vinho no Brasil está aumentando muito e, particularmente, nesses dois anos de pandemia aumentou muito e vai continuar a aumentar. É importante ter enólogos que vão transmitir a criação de vinho e os sommeliers que vão transmitir aos clientes de restaurantes, das lojas. É uma cadeia de formação”, disse Hautekeur.  

Para o francês especialista em vinhos, o brasileiro quer saber mais sobre o assunto e o amazonense também está incluído nessa nova onda de curiosidade sobre a bebida. Ele comenta sobre o consumo de vinho durante o período da pandemia.  

“Culturalmente o Brasil não é um país de vinho, mas o povo está descobrindo um novo mundo. O Amazonas, por exemplo, é uma região que consome mais cerveja do que vinho. É um mercado que ainda vai crescer, já cresceu bastante. A pandemia foi uma tragédia, mas contribuiu com a descoberta em casa do consumo de vinhos, que dá muito prazer harmonizar com pratos de um jeito extraordinário”, complementa o enólogo.  

Qualificação profissional  

O curso de sommelier de vinhos tem carga horária de 144h e tem previsão de início para o dia 02/05/22 e término no dia 27/06/22. A formação será realizada no período das 13h às 17h, no Centro de Turismo e Hospitalidade do Senac (CTH), na Rua Saldanha Marinho, 410, Centro. O investimento do curso é de 4x de 175 (parcelado no cartão). A inscrição pode ser feita na unidade ou no site www.am.senac.br.  

No curso de sommelier do Senac AM o aluno irá aprender: conhecer o serviço de vinho; conhecer os utensílios e equipamentos para o serviço de vinho; elaborar cartas e gerir estoques (harmonização); abordagem ao cliente; leitura de rótulos e contrarrótulos; fazer harmonização de alimentos com vinhos; vivenciar o ambiente real em restaurante; realizar serviços práticos do cargo e trocar experiência no universo da enologia. 

Conforme o professor do Senac AM, Raimundo Dantas, que já possui mais de 20 anos de experiência como sommelier, o aluno irá desenvolver as principais habilidades para exercer profissionalmente a função referida. Ele reforça a importância da vivência prática para a formação dos novos profissionais. 

A função mais destacada para este profissional é o trabalho no salão, que se inicia com a criação da carta de vinhos e culmina no serviço à mesa. O sommelier é uma fonte segura, no momento em que o cliente escolhe o vinho no restaurante. As informações precisas sobre as características do produto e a sugestão de harmonizações com pratos criam um clima amistoso, com benefícios para o profissional e para o cliente”, finaliza Dantas.

Com informações da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *