DestaquesSociedade

Domingo de Páscoa tem estreia de composição sacra na Ponta Negra

Neste Domingo de Páscoa (9/4), estreia em Manaus a composição “Ciclo Oratório N° I”, peça sacra assinada pelo músico, violonista, compositor e chef padeiro Edgard Montrezol.

O ciclo será apresentado pela primeira vez na igreja Nossa Senhora da Amazônia, na avenida Cerina Souto, 357, Ponta Negra, zona Oeste.

A peça será interpretada pela soprano francesa e compositora Isabelle Sabrié e pela harpista Noemi Mello, durante a missa das 10h.

A composição, que tem duração de 9 minutos, feita de três orações – Pater Noster, Ave Verum Corpus e Ave Maria – foi escrita por Montrezol entre 2016 e 2017 para harpa e soprano, sendo uma celebração entre a força da natureza e do poder da criação divina.
“Inicialmente, a versão em português foi uma homenagem para as vítimas de Brumadinho, e agora, em sua estreia, também é dedicada ao indigenista Bruno Pereira e ao jornalista britânico Dom Phillips, que foram assassinados no Vale do Javari, durante sua luta pela proteção da Amazônia, dos povos indígenas e direitos ambientais”, explicou o compositor.

Para Edgard, Deus pode ser encontrado no meio das árvores, ou no silêncio que parece pairar na floresta, nos seus sons e na profunda simbiose da natureza e do Criador. “Essa ligação, o religare, é a união da religião com o mais natural, com os laços que unem a humanidade à esfera divina, entre o que é terreno e cada alma e criatura”, afirmou.

O músico hoje divide composições, estudo e trechos dedilhados no violão de seis cordas, sua especialidade, com a fabricação artesanal de pães, assinando a Montrezol Pane. Ele também toca alaúde e compõe obras sacras e réquiens na imersão de onde mora, sempre cercado de área verde, floresta, pássaros e fungos, sim, da produção para os pães. Edgard participou de apresentações no Festival Amazonas de Ópera e foi condecorado, em 2015, com a medalha Alírio Diaz, na Venezuela, durante participação como jurado no festival de mesmo nome, que reúne os mais importantes artistas de violão clássico.

Para a estreia do “Ciclo Oratório N° I” convidou as amigas Isabelle e Noemi. Noemi é harpista da Amazonas Filarmônica e a soprano Isabelle recebeu vários prêmios internacionais de canto, tendo cantado em diversas óperas, oratórios e recitais mundo afora, morando em Manaus desde 2008.

Sabrié ainda se dedica à composição audiovisual e multidisciplinar, tendo lançado projetos de harmonia rítmico-espacial, bioinspirada na floresta, em especial uma ópera minuto cuja ação ocorre no Amazonas e na Internet, para estrear em 2023.
“É uma felicidade poder interpretar a música do Montrezol, que tem uma ligação especial com a natureza e a escuta do meio ambiente. Saber escutar talvez seja o que mais falta no mundo atual. A capela da Nossa Senhora da Amazônia tem uma espiritualidade, com grandes vidros, onde atrás aparecem grandes árvores e as maravilhas da Amazônia brasileira”, afirmou a soprano francesa, lembrando que a igreja tem um valor espiritual e artístico na mesma proporção da capela de Ronchamp, no sudoeste da França, projetada pelo famoso arquiteto Le Corbusier.
“É muito importante preservar a natureza pela arquitetura, pela escuta, pela música. Temos esse link simbiótico com o natural, porque nós somos seres da natureza também”, completou Isabelle.

A capela Ronchamp é uma das obras mais significativas da carreira de Le Corbusier, também chamada de a capela Notre-Dame du Haut (Nossa Senhora das Alturas), construída em concreto, em 1955. Representa a reinvenção de um lugar de peregrinação católico, destruído em 1944, em um bombardeio alemão, na guerra, e anteriormente em um incêndio, em 1913.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *