Criador da Filó aparece em vídeo de ‘pega do porco’
Multado pelo Ibama por criar um capivara no Amazonas, o influencer Agenor Tupinambá voltou a ter destaque nas redes sociais. Desta vez, em um vídeo publicado na noite de terça-feira (25), que mostra ele segurando um porco usado para um “pega do porco”, brincadeira em que diversas pessoas tentam agarrar o animal ao mesmo tempo. As informações são do G1.
Na manhã desta quarta-feira (26), o influencer se manifestou em nota. “Hoje a minha visão é outra”, diz um trecho .
O tiktoker Agenor Tupinambá, de 23 anos, viralizou nas redes sociais, em fevereiro, ao mostrar, nas redes sociais, a rotina ao lado da capivara “Filó”.
Agora, em abril, ele foi multado pelo Ibama em mais de R$ 17 mil. O fazendeiro foi denunciado por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal. Ele também foi notificado a retirar todas as publicações feitas com os animais de seus perfis em plataformas digitais.
Após a multa do Ibama, o assunto ganhou repercussão nas redes sociais. Dividindo opiniões, a criação da capivara chegou a gerar bate-boca até na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Na noite de terça-feira (25), um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra Agenor segurando um porco dentro de uma arena de rodeio. Nas imagens, é possível ver que o animal foi usado na brincadeira “pega do porco”, comum em eventos no interior do Amazonas.
No vídeo, diversas pessoas, a maioria crianças, cercam o porco para tentar segurá-lo. Na brincadeira, quem consegue agarrar o animar, leva um prêmio.
As imagens mostram que o animal esperneava enquanto tentava fugir. Agenor aparece no vídeo segurando o porco pelas patas.
O vídeo logo ganhou as páginas de ONGs de defesa dos animais, e chegou a ser compartilhado pela ativista Luisa Mell. Ela e outras pessoas entenderam que houve maus tratos.
“Por favor, não chamem ele de protetor de animais”, escreveu a ativista. “Se você acha isso bacana, cultural. Você está no lugar errado”, completou.
Agenor Tupinambá divulgou uma nota nas redes sociais. No texto, o influencer disse que o vídeo com o porco foi gravado em 2022 e que a visão dele sobre rodeios mudou.