Juiz federal dá guarda provisória de capivara ‘Filó’ a influencer
O juiz federal Márcio André Lopes Cavalcante concedeu a guarda provisória da capivara ‘Filó’ a Agenor Tupinambá, tiktoker do Amazonas que aparecia com o animal nas redes sociais. A capivara foi entregue e ficará com Agenor até a sua devolução ao ambiente natural. Agenor agradeceu: “Eu queria agradecer cada um de vocês que está com a gente desde o começo. A vitória é nossa, mais uma vez o amor venceu”, disse o infuencer.
O tiktoker, que ficou conhecido por mostrar, nas redes sociais, a rotina com a capivara, foi multado pelo Ibama em mais de R$ 17 mil, pela morte de um picho-preguiça mantido em sua fazenda. Ele foi denunciado por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal. Agenor também foi notificado a retirar todas as publicações feitas com os animais de seus perfis nas plataformas digitais.
“Enquanto não se efetiva o transporte de Filó, ela deverá permanecer no Zoológico do Tropical Hotel, considerando que o autor informa já ter obtido o aval do RT Biólogo Ricardo dos Santos Amaral”, decidiu o magistrado.
Agenor deverá informar ao juízo periodicamente as condições de saúde do animal, devendo também ser facultado livre acesso dos órgãos ambientais para a fiscalização da capivara.
O Ibama informou que a decisão judicial proferida determina “que o infrator Agenor Tupinambá permaneça como fiel depositário da capivara entregue por ele ao Ibama na última quinta-feira (27/04) até a soltura do animal”.