Balé Folclórico do AM se apresenta em quatro estados com o projeto ‘Folcloreando Pelo Norte’
As apresentações foram contempladas por meio do Prêmio Funarte Circulação e Difusão da Dança 2022
Vencedor do Prêmio Funarte Circulação e Difusão da Dança 2022 com o projeto ‘Folcloreando Pelo Norte’, o Balé Folclórico do Amazonas (BFA) entra em turnê, neste mês de maio, e se apresenta em quatro cidades de diferentes estados da Amazônia Legal: Ji-Paraná (RO), Palmas (TO), São Luís (MA) e Rio Branco (AC), com produção do Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI). A primeira apresentação acontecerá nesta terça-feira (9), no município de Ji-Paraná, dentro da programação da Mostra Sesc Amazônia das Artes, que este ano chega a sua 15ª edição.
Durante a turnê, os bailarinos irão apresentar o espetáculo ‘Dança do Sol’, inspirado no trabalho do advogado, escritor e professor amazonense Mário Ypiranga Monteiro, conhecido por sua contribuição maciça para o estudo da história do Amazonas. A pesquisa sobre os índios Arara, foi realizada “in loco” em 1934, no Rio Mapiá, e trata da adoração ao Sol pelo olhar daquele povo indígena.
O espetáculo, que estreou em 2017 e é coreografado pelo bailarino e diretora da companhia, Conceição Souza, trata de uma dança sagrada, uma invocação ao Sol para realização do ritual da puberdade, onde os jovens são apresentados às quatro malocas. Após o rito, eles eram considerados aptos ao casamento e já podiam ser entendidos como guerreiros, esse rito de passagem está entrelaçado ao mito arara.
“Conforme a pesquisa do historiador Mário Ypiranga, a Dança do Sol ocorre todos os anos, de seis em seis meses. O ritual começa meados da tarde e só cessa quando o Sol desaparece. Porém, a festa continua até a formação dos quatro raios que simbolizam o Astro Rei”, comenta Conceição Souza.
Após a apresentação em Ji-Paraná, o grupo seguirá para Tocantins (dia 11), São Luís (dia 13) e Rio Branco (dia 15). A turnê do balé contará, ainda, com outras apresentações em julho (Iranduba, Manacapuru e Novo Airão) e agosto (Roraima, Amapá, Mato Grosso e Piauí). “Esse é um momento muito importante para toda a companhia, pois poderemos mostrar, mais uma vez, a força da dança do Amazonas em outras cidades que, por vezes, desconhecem o nosso trabalho. Estamos muito felizes e será uma experiência única”, afirma a diretora da companhia
Histórico
O Balé Folclórico do Amazonas foi criado, em 2001, com o objetivo de resgatar e divulgar as ações destinadas a valorização e dinamização das danças folclóricas regionais. Desde a data de sua criação, o BFA apresenta espetáculos retratando as danças regionais do Estado com um olhar contemporâneo resgatando a história de todo eixo folclórico.
O repertório da companhia é repleto de espetáculos que enaltecem a riqueza cultural e o cotidiano do nosso povo, como o ‘Manaus Maná D’agua’, primeira obra do seu repertório; ‘Folguedos’, ‘Bem do Interior’, ‘Beiradão’, ‘Herança Africana’, entre outros.
Com informações da assessoria