Governo do Amazonas realiza curso de condutor de pesca esportiva no Careiro Castanho
A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), com o apoio da Prefeitura Municipal do Careiro Castanho, iniciaram, nesta segunda-feira (15/05), as aulas do curso de condutor de pesca esportiva no município de Careiro (distante 88 quilômetros de Manaus), para guias, piloteiros, auxiliares e demais profissionais que já trabalham no ramo, com aulas teóricas, histórias sobre a atividade e aulas práticas.
Os cursos estão sendo ministrados pelo engenheiro de pesca, Diego Morgado; e o técnico agrícola, Fabiano Reis, da Secretaria Executiva Adjunta de Pesca e Aquicultura da Sepror.
As aulas estão sendo realizadas no Lago do Tracajá e serão encerradas no sábado (20/05), com duas turmas de aproximadamente 30 pessoas. O curso é oriundo de um acordo de Cooperação Técnica do Governo do Estado, entre a Sepror e AmazonasTur, com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Semtuc) do município.
Durante o curso de formação de Guias de Pesca Esportiva, os alunos recebem explicações gerais sobre a atividade, incluindo informações sobre legislação, importância para o desenvolvimento comunitário, aspectos biológicos dos peixes, utensílios e tipos de arremessos utilizados na prática do esporte, assim como orientações sobre segurança e posicionamento durante a navegação, além de boas práticas no manuseio do peixe capturado.
Nas aulas práticas, os guias de pesca esportiva em formação, estão recebendo orientações sobre o monitoramento do diário de bordo, a arte do atado e o correto posicionamento da embarcação.
O curso é inédito no Amazonas e foi criado devido à importância que essa atividade possui em toda a região, que recebe mais de 30 mil turistas por ano para a prática do pesque e solte, de todo o Brasil e de todo o mundo, fomentando a economia do estado em 500 milhões de reais, aproximadamente, tanto de forma direta, quanto de forma indireta.
Cada participante receberá o certificado de conclusão referente a 20 horas de capacitação no curso de Condutor de Pesca Esportiva.
Para o secretário da Sepror, Petrucio Magalhães, esse é mais um compromisso do nosso Governador Wilson Lima com a interiorização do desenvolvimento econômico do Estado. É preciso investir em infraestrutura e, principalmente, em recursos humanos para atender os turistas de pesca esportiva e turismo ecológico. É assim, com investimentos na formação de pessoas no ecoturismo que iremos ampliar o número de turistas no Amazonas”, disse Petrucio.
Com informações da assessoria