Natura celebra 40 anos de refis e investe em inovação para reduzir consumo de plástico
A Natura comemora quatro décadas de pioneirismo em promoção de consumo consciente e redução de resíduos plásticos: em 1983, tornou-se a primeira empresa brasileira de cosméticos a adotar refil no portfólio. Além de utilizarem menos material na sua constituição, os refis são mais facilmente transportados, gerando menos poluentes na atmosfera. As embalagens da Natura desse tipo evitam a emissão de 7 mil toneladas de gases de efeito estufa, o equivalente à geração de carbono de 1,2 mil viagens de carro em volta da Terra.
Hoje, mais de 220 produtos do portfólio já contam com essa alternativa. Somente em 2022, a Natura evitou o descarte de aproximadamente 2,5 mil toneladas de resíduos do meio ambiente, quantidade equivalente ao volume de lixo gerado por 4,7 milhões de pessoas em um único dia.
“Reduzir excessos e oferecer o máximo, usando o mínimo de recursos, são bases orientadoras para pesquisa e desenvolvimento na Natura. Fomos pioneiros, há 40 anos, ao ser a primeira empresa brasileira de cosméticos a aderir ao refil e, em 1993, lançamos uma versão para a nossa linha Chronos, algo totalmente inovador à época, especialmente na categoria de skincare”, explica Roseli Mello, líder global de Pesquisa e Desenvolvimento da Natura. “Desde então, o refil é uma importante solução na busca constante de redução do impacto ambiental de nossos produtos. Isso exige empreender um trabalho incansável de inovação para introduzir refis em categorias sem tradição nesse formato, dando ao consumidor alternativas para um consumo mais consciente”, acrescenta a executiva.
Um exemplo de inovação disruptiva é Natura Biöme, marca de produtos em barra zero plástico que propõe uma nova lógica de regeneração. Todas as embalagens são feitas de papel reciclado e reciclável pós-consumo. Internamente, os produtos são protegidos por filme celulósico biodegradável, obtido a partir de fontes renováveis e compostáveis. O portfólio de Biöme inclui, ainda, um suporte para uso das barras produzido a partir de uma tecnologia inédita que captura gás metano e o transforma em bioresina, tornando um gás nocivo ao meio ambiente em material compostável e biodegradável.
Atualmente, todas as embalagens das fragrâncias da icônica linha Kaiak foram projetadas para reduzir em 20% o uso de plástico, têm as tampas feitas 100% com plástico reciclado, sendo mais de 50% retirado do litoral. Além disso, contam com até 30% de vidro reciclado no frasco. A meta da marca é reaproveitar, em um ano, 102 toneladas de plástico.
Ainda na categoria de fragrâncias, novamente de forma pioneira, a Natura passou a oferecer opção de refil na categoria prestige, algo raro no mercado. As embalagens das versões masculina e feminina da nova versão de Essencial são 49% mais leves e emitem 56% menos carbono, quando comparadas às embalagens regulares. Suas tampas são feitas de plástico 100% reciclado e até 45% do vidro do frasco também é reciclado.
“Usamos plástico reciclado pós-consumo, que é descartado pelo consumidor e deixa de ir para o meio ambiente e ganha uma nova vida. Também possui uma emissão de gases do efeito estufa em média 43% menor que o plástico virgem”, pontua Fernanda Facchini, gerente de Sustentabilidade de Natura &Co América Latina.
O plástico reciclado está presente em diversos produtos. Em abril de 2018, a linha Sève passou a ter 100% de PET reciclado na composição de seus frascos, uma iniciativa que contribui para evitar o descarte de 42 toneladas de plástico na natureza anualmente, o equivalente a mais de 900 mil garrafas PET de dois litros. “Esses materiais, que seriam descartados como resíduos, passam por um processo de transformação que permite reutilizá-los em embalagens, prolongando sua vida útil. A jornada, desenvolvida para garantir a segurança dos consumidores, envolve a triagem, lavagem e moagem dos resíduos plásticos, então transformados em resinas que vão dar origem às novas embalagens do produto”, detalha a gerente.
Além de Sève, a linha Ekos também conta com 100% de PET reciclado em sua composição. Natura Homem, Tododia, Plant e Kaiak também estão progressivamente incluindo plástico reciclado na composição de seus frascos. Com essas inovações, a Natura reutiliza 2,1 mil toneladas de plástico nas embalagens de seus cosméticos, ou seja, a cada ano, 69 milhões de garrafas PET de 1 litro deixam de ir para o lixo. Já o plástico verde, presente em diversas marcas, como Lumina e Mamãe e Bebê, possui uma emissão de gases do efeito estufa em média 59% menor que o plástico petroquímico.
“Também utilizamos o vidro reciclado, que, atualmente, é fornecido à Natura por cerca de 30 cooperativas de todo o País. Além de reaproveitar um material que iria para o lixo, tem uma emissão de gases do efeito estufa em média 9% menor que o vidro virgem”, finaliza Fernanda.
Fortalecimento das cadeias de reciclagem
Com 39% da massa total de embalagens geradas provenientes de materiais reciclados ou renováveis registrados em 2022, a Natura fortalece a economia do setor, provocando mudanças significativas para a rede de cooperativas e catadores, assim como para o meio ambiente. O programa Natura Elos fomenta esse ecossistema sustentável e é voltado à estruturação de uma cadeia com fabricantes de embalagens, indústrias e cooperativas de reciclagem.
Criado em 2017, o programa atua no apoio à capacitação de todos os fornecedores e incentiva a profissionalização e o protagonismo da rede para o cumprimento de elevados padrões de conformidade e boas práticas, o que garante a sustentabilidade e rastreabilidade dos diversos elos produtivos durante todo o ciclo dos materiais. A iniciativa beneficia mais de mil catadores de 25 cooperativas.
Até 2022, o programa recuperou 52,2 mil toneladas de material plástico pós-consumo, volume 13% superior em relação a 2021. O número de cooperativas de relacionamento cresceu, passando para 49, e o total de cooperados beneficiados é de 2 mil. Atualmente, o programa mobiliza mais de 100 empresas e instituições de 48 cidades em 11 estados diferentes.
Recicle com a Natura
Para estimular a mudança de comportamento e construir hábitos positivos do consumidor e de sua rede em relação à reciclagem, no ano passado, a companhia relançou seu programa de logística reversa “Recicle com a Natura”, ampliando a capilaridade para mais de 680 pontos de coletas em mais de 280 cidades brasileiras. As embalagens, que devem ser entregues vazias, são coletadas e encaminhadas para a reciclagem.
A iniciativa tem conexão direta com o pilar de circularidade do Compromisso com a Vida 2030 – visão de sustentabilidade da holding Natura &Co e faz parte da causa pública da Natura “Mais Beleza, Menos Lixo”. Entre os objetivos, estão atingir a meta de 100% de descarte responsável e zerar as emissões líquidas de carbono.
Os materiais recebidos pelo Recicle com a Natura são destinados a 13 diferentes cooperativas de reciclagem em 12 estados brasileiros, incluindo a central de triagem da Trashin, parceiro da marca no programa. Com a ampliação dos pontos de recebimento e a otimização da malha logística, a empresa arrecadou mais de 50.9 toneladas, além de gerar impacto social positivo para mais de 250 famílias.
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura e The Body Shop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.
Com informações da assessoria