Informe divulga monitoramento de saúde realizado durante evento de massa em Tefé
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição vinculada à Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM), divulga, nesta segunda-feira, (12/06), o informe epidemiológico com monitoramento de evento de massa realizados durante a 20ª Festa da Castanha, que ocorreu, de 09 a 11 de junho, em Tefé (distante 523 quilômetros de Manaus).
O monitoramento dos atendimentos foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Tefé (Semsa), por meio do CIEVS do município. Já a consolidação dos dados e monitoramento ocorre por meio de parceria do município com a equipe do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS) da FVS-RCP.
O informe destaca que foram realizados 12 atendimentos de saúde no ponto físico médico, a “Barraca de Saúde”. Dos 12 atendimentos realizados, 7 foram de trabalhadores do evento, 3 de participantes e 2 de visitantes. Todas as pessoas atendidas foram vacinadas contra a Covid-19.
Dos 12 atendimentos, 11 pessoas atendidas foram liberadas ainda durante o evento e 1 chegou a ficar em observação. Ainda das 12 pessoas, as hipóteses de diagnóstico foram de lesão cutânea (30%), hipotensão arterial (20%), hipertensão arterial (20%), infecção intestinal (10%), dor de cabeça (10%) e asma (10%). Todas as pessoas atendidas residem em Tefé.
Roberta Lima Danielli, técnica do CIEVS na FVS-RCP, destaca que a divulgação do informe faz parte de parceria em que o estado oferta o suporte técnico aos municípios para divulgação dos dados. “Temos oferecido essa parceria aos municípios, na consolidação e divulgação dos dados no intuito de fortalecer, ainda mais, as ações em desenvolvimento dos CIEVS municipais”, disse.
Festa da Castanha
A Festa da Castanha é realizada pela Prefeitura de Tefé. O evento conta com apoio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror). Esse ano foi a 20º edição do evento cultural que é realizado no município.
FOTO: Edu Prado/FVS-RCP