Treinamento da Norte Ambiental promove segurança na coleta e descarte de resíduos no Hemoam
Garantir a segurança da comunidade e dos profissionais envolvidos na coleta, no armazenamento de sangue e no descarte correto de resíduos para evitar contaminações. Estes foram os objetivos do treinamento realizado esta semana pela Norte Ambiental, na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), em Manaus.
Empresa especializada na coleta e na destinação final destes produtos, a Norte Ambiental apresentou durante os três dias de atividades teóricas e práticas, a importância da correta execução do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS) no atendimento hematológico e hemoterápico para a sociedade e para o meio ambiente.
De acordo com a especialista em Gestão de Resíduos da Norte, Márcia Andrea, por conter agentes biológicos e substâncias químicas, o lixo de hospitais, clínicas e consultórios não pode ser retirado e tratado como “lixo comum” e descartado indiscriminadamente em aterros sanitários sob o risco de contaminar o ar e lençóis subterrâneos de água e todo o processo, desde o manejo, descrição das rotinas e processos de higienização e limpeza, precisa ser monitorado para o cumprimento das normas estabelecidas pelos órgãos de fiscalização.
“Tão importante quanto disponibilizar os serviços de saúde para a população, é fazer o descarte correto dos resíduos gerados e para a Norte Ambiental, esta parceria com o Hemoam, que é um centro de referência que atende milhares de pessoas anualmente, é fundamental para assegurar a continuidade e a excelência da qualidade de suas ações”, afirmou Márcia.
Centro especializado no ramo da gestão de resíduos perigosos de referência na Amazônia, a Norte Ambiental está presente nos estados do Amazonas, Roraima, Rondônia e Acre, com expertise para auxiliar a adoção das melhores práticas e soluções integradas para o manejo de resíduos de serviços de saúde e industriais.
Com informações da assessoria