Sepror e Embrapa realizam Workshop sobre desenvolvimento sustentável da cultura do abacaxi
Dando continuidade a programação do I Workshop das Cadeias Produtivas Prioritárias no Amazonas, O Governo Estado, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), encerrou, nesta sexta-feira (23/06), o Workshop voltado ao desenvolvimento da cultura sustentável do abacaxi. A ação foi realizada na comunidade da Vila do Engenho, em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus).
O evento iniciou na quinta-feira (22/06), com a participação de mais de 100 pessoas, a fim de unir elos produtivos da cadeia por meio de intercâmbio de conhecimento técnico e gerencial. A meta era capitanear as demandas pertinentes dos produtores e encaminhar as informações debatidas, em um plano de ação estratégico, para todo o setor da atividade.
De acordo com o titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, essa é a determinação do governador Wilson Lima, discutir novas tecnologias de produção, crédito rural, programas de mecanização, insumos, e mercados para a comercialização, para estimular o produtor rural, o empreendedor, e aquelas pessoas que desejam investir em uma atividade produtiva sustentável.
“Nós temos o abacaxi mais doce do Brasil. Temos também um potencial grande de produção para abastecer o mercado internacional. É possível produzir alimentos com sustentabilidade, estamos discutindo novos mercados que nunca atingimos, como o americano e o europeu”, ressalta Petrucio.
Na quinta-feira também foram realizadas palestras teóricas, abordando as novas tecnologias, conservação e a pós-colheita do abacaxi; a conquista do selo da Identificação Geográfica (IG) do abacaxi, realizado pela Associação de Produtores de Abacaxi da Região de Novo Remanso em Itacoatiara (Encarem); e o mercado para comercialização do produto.
Já na sexta (23), foram realizadas atividades práticas em campo, no Sítio Boa Esperança e na sede da Agroindústria da Cooperativa dos Produtores Rurais da Comunidade Sagrado Coração de Jesus do Paraná da Eva (Ascope/frutas), da Vila de Engenho, utilizando as técnicas desenvolvidas pelos pesquisadores, e colocando em prática junto aos produtores.
“Aqui nós temos em torno de 17 hectares e em base de 30 mil pés de abacaxi por hectare. É uma satisfação enorme receber os produtores de vários locais do estado, avançando e buscando conhecimento para aplicar no campo”, finaliza o produtor rural e proprietário do Sítio Boa Esperança, José Ronildo Pessoa.
Estiveram presentes: produtores rurais de Itacoatiara, Careiro da Várzea, Barreirinha, São Gabriel da Cachoeira e Manaus; prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim; o chefe-geral da Embrapa Ocidental Ocidental, Everton Cordeiro; Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae/AM), e o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi).
Workshops
Ao todo, já foram realizados os workshop das cadeias da banana, cupuaçu, castanha e do abacaxi, com a participação de mais de 400 pessoas, entre produtores, empresários e técnicos, de instituições privadas e governamentais.
Ainda serão abordadas as cadeias produtivas do açaí, citros, guaraná, mandioca, olerícolas, piscicultura e pecuária e estão sendo planejados por pesquisadores da Embrapa, e técnicos do Sistema Sepror, para desenvolvimento destas cadeias produtivas no Estado.
Fotos: Emerson Martins/Sepror