Treinamento traz ajuste final em turma de captação de dados para monitoramento em Saúde do festival
Técnicos da Vigilância em Saúde do Amazonas realizaram, nesta quinta-feira (29/06), um treinamento para capacitar a equipe responsável pela coleta de dados em serviços que vão integrar o monitoramento epidemiológico do 56º Festival Folclórico de Parintins. A capacitação é iniciativa da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).
O treinamento foi realizado no Centro do Idoso Pastor Lessa, no bairro Itaúna, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). Durante o curso, a equipe tirou dúvidas sobre as formas de preenchimento dos dados em formulários de forma a facilitar a atuação e monitoramento da Vigilância em Saúde durante a festa de Boi-bumbá.
De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, além de fortalecer a importância do afinamento dos dados, o treinamento enfatizou a importância da qualidade da ação a ser realizada nas portas de entrada de assistência em saúde durante o festival: a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Bumbódromo, Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial, UBS Irmão Francisco Galliani, Hospital Jofre Cohen e Hospital Padre Colombo.
Gabriela Rodrigues, que atua no Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da fundação, destaca que a capacitação ocorre para que os dados coletados sejam fidedignos. “O treinamento ocorre para que possamos agir de forma adequada, gerando qualidade de vida e saúde para a população”, disse.
Entre os itens abordados no treinamento estão o registro de sinais e sintomas e a hipótese de diagnóstico. “Nós estamos nesse monitoramento de evento de massa para qualquer eventualidade, podermos dar uma resposta rápida à população de Parintins”, afirmou Derguian Pantoja Soares, coordenador do CIEVS de Parintins.
Coletadores de dados
Para a estudante de enfermagem, Thaíme Anselmo, de 24 anos, a ação de coleta de dados vai contribuir com o crescimento profissional. “Nós estaremos trabalhando na linha de frente, contribuindo com a população parintinense para que tudo ocorra bem durante o festival”, disse.
A estudante de fisioterapia Jaciana Cabral Guerreiro, de 23 anos, também compõe a equipe de coletadores de dados e disse ter expectativas de aprendizado profissional em relação ao atendimento ao paciente por meio da ação de coleta. “A comunicação é um dos fatores principais, porque você vai estar lidando com as pessoas, além de ter a noção de como atender futuramente no hospital ou no posto de saúde”, afirmou.
Monitoramento
A coleta de dados é para integrar o boletim de monitoramento de evento de massa que será produzido e divulgado pela FVS-RCP sobre a Festa dos Visitantes, nesta quinta-feira (29/06) e nas três noites do 56º Festival Folclórico de Parintins.
FOTOS: Girlene Medeiros/FVS-RCP