Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

DestaquesSociedade

Embratur e Amazonastur buscam potencializar turismo internacional para o Festival de Parintins

O Governo do Amazonas recebeu, nesta sexta-feira (30/06), em Parintins (a 369 km da capital), a visita do presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, que veio até o município dos bumbás Caprichoso e Garantido realizar uma famtour (“viagem de familiarização”) com oito operadores de agências de viagens da Colômbia, Argentina e Chile. O objetivo é ampliar o potencial turístico do Festival Folclórico de Parintins.

Acompanhado do presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Gustavo Sampaio, Freixo conheceu todos os espaços coordenados pelo órgão estadual em frente à Catedral de Nossa Senhora do Carmo.

No Turistódromo, espaço dedicado ao turista e que abriga serviços de atendimento de órgãos e instituições parceiras, Freixo destacou que o turismo é a solução para se resolver a economia do mundo no século 21. Ele salientou que a população mundial precisar conhecer o Festival Folclórico de Parintins, assim como conhecem o Carnaval e o São João brasileiro. 

“O mundo conhece o Carnaval, parte do mundo conhece o São João e o mundo inteiro precisa conhecer o Festival de Parintins. E, por isso, como presidente da Embratur, a gente está trazendo para cá (Parintins) agências de viagens de alguns países da América do Sul, para que esse turista da América do Sul, que de forma muito comum conhece as praias brasileiras, venha conhecer a cultura brasileira, porque a cultura brasileira é uma identidade que gera emprego e renda”, disse Freixo.

À frente da Embratur desde janeiro deste ano, Freixo adiantou que está atrás de mais patrocinadores para o Festival Folclórico. Ele adiantou que iniciou conversas com a Petrobrás, por meio do gabinete de relações institucionais, para que petrolífera invista recursos na festividade.

“O maior produto de exportação do Brasil não é a soja, não é o café, é a alegria. A gente produz uma alegria que o mundo quer viver. Então essa ideia de que o Brasil voltou, de que o Brasil tem cultura, tem identidade, tem que gerar emprego, capacitação e infraestrutura”, afirmou.

A Amazonastur, por meio de seu presidente, Gustavo Sampaio, pontuou que a parceria entre as duas instituições é estreita e que vem frutificando para a internacionalização do evento.

“Esse famtour que a Embratur dá para a Amazonastur, para o Estado do Amazonas, trazendo operadores da Argentina, Chile e Colômbia, já é um passo à frente do processo de internacionalizar o Festival de Parintins. Esse é o primeiro passo. Já temos outras conversas em andamento e vamos desenvolver mais projetos para fazer do turismo do Estado do Amazonas, na região Norte, uma matriz econômica forte”, assegurou Sampaio.

Mais detalhes

Ainda sobre a famtour, o objetivo é oferecer condições para que as empresas que comercializam os serviços turísticos do Brasil no exterior experimentem as atrações como turistas, podendo adequar seus produtos ao perfil do consumidor estrangeiro.

O presidente da Embratur estará no município até domingo (02/07). Na agenda estão alinhamentos, junto ao Governo do Amazonas, de novas estratégias de divulgação do Festival de Parintins no exterior.

FOTOS: Tácio Melo/Amazonastur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *