Delegacia Geral da PC-AM sedia curso de atualização do Registro Civil de Pessoas Naturais
A Delegacia Geral da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) sediou, nesta sexta-feira (21/07), o Curso Registro Civil de Pessoas Naturais – Atualização e Prática, coordenado pela Associação de Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg-AM). O curso contou com a presença de servidores da PC-AM, do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM) e de cartórios, além de peritos do Departamento de Polícia Técnico-Científica do Amazonas (DPTC).
O curso visa uma didática de aperfeiçoamento para identificar fraudes, mudanças atuais na Lei e consulta de atualização em registro civil e certidão de nascimento. Focado no público mencionado anteriormente, tem como intuito melhorar o atendimento ao cidadão que procura a emissão do seu registro civil e da nova carteira de identidade nacional.
O delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, destacou que o papel da Polícia Civil neste sentido é combater possíveis fraudes em relação aos registros civis e parabenizou, também, os organizadores do evento e a atenção para com a população.
“Este curso demonstra a união do Poder Judiciário em aperfeiçoar o conhecimento do efetivo judiciário, para que, desta forma, sejam prestadas as melhores condições nos serviços prestados no momento do atendimento ao público”, disse.
A secretária-geral da Anoreg-AM, Tais Fernandes, reforçou a importância do curso, dizendo que tudo começa no Registro Civil. Ou seja, para que as pessoas possam ter acesso a determinados serviços – como programas sociais do Governo do Estado ou Federal – é necessário que elas estejam devidamente documentadas.
O juiz Jean Carlos Pimentel, representante do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), e o delegado Herbert Lopes, coordenador do Gabinete de Relações Institucionais da Polícia Judiciária (GRIPJ), enfatizaram que a PC-AM e TJAM continuarão trabalhando em ações conjuntas como essas, para assegurar a capacitação dos seus respectivos servidores.
Além dos citados, estiveram presentes Geiza Matos, diretora de Direitos Sociais e Cidadania da ANOREG/AM; delegado Jeff Mac Donald, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia de Carreira do Estado do Amazonas (Sindepol-AM); Margareth Vidal, diretora do Departamento de Polícia Técnico-Científica; e Mahatma Porto, diretor do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM).
FOTO: Lyandra Peres/PC-AM.