Espanha e Inglaterra decidem a Copa do Mundo; onde assistir
Ambas as seleções chegam à final da Copa do Mundo Feminina da FIFA™ pela primeira vez na história. A final acontece neste domingo (20/08), a partir das 6h(de Manaus), no estádio Austrália, em Sydney / Wangal.
A Inglaterra buscará completar uma memorável dobradinha após o triunfo no UEFA EURO Feminina no ano passado. Em sua campanha para erguer a taça europeia no Wembley, o time de Sarina Wiegman superou justamente a seleção espanhola, mas foi nas quartas de final. De virada, com um belo gol de Georgia Stanway!
As Lionesses´passaram pela fase de grupos com 100% de aproveitamento, registrando vitórias por 1 a 0 sobre o Haiti e a Dinamarca antes de derrotar a China PR por 6 a 1 com uma atuação impressionante de Lauren James.
No dramático empate com a Nigéria pelas oitavas de final, porém, James foi expulsa no final do tempo regulamentar depois de pisar em Michelle Alozie. A Inglaterra levou a partida à prorrogação sem gols e venceu por 4 a 2 na disputa de pênaltis.
Com James suspensa, a Inglaterra se recuperou de uma desvantagem para derrotar a Colômbia por 2 a 1 nas quartas-de-final com gols de Lauren Hemp e Alessia Russo. A dupla voltou a marcar no triunfo emocionante por 3 a 1 sobre a co-anfitriã Austrália.
O caminho da Espanha até a final começou com duas vitórias confortáveis: 3 a 0 sobre a Costa Rica e 5 a 0 sobre Zâmbia por 5 a 0. Na última rodada do Grupo C, porém, o time levou uma goleada de 4 a 0 para o Japão.
A equipe de Jorge Vilda minimizou o revés para arrasar a Suíça por 5 a 1 nas oitavas de final. À medida que o mata-mata avançou, a estrela de Salma Paralluelo cresceu. A jovem velocista marcou um gol decisivo em vitória sobre a Holanda na prorrogação por 2 a 1, pelas quartas de final.
Nas semifinais, a Espanha teve de lutar bastante para quebrar a forte defesa da Suécia. A entrada de Paralluelo foi fundamental para isso. A jogadora foi a campo a dez minutos do fim e colocou fogo no ataque espanhol.
Paralluelo abriu o placar para a Espanha, antes que a Suécia empatasse a dois minutos do fim. Parecia que a Roja iria para mais uma prorrogação, mas a capitã Olga Carmona tinha outros planos, ao dar uma resposta instantânea com um chute certeiro que levou seu time à final da Copa do Mundo Feminina pela primeira vez.
Novidades e desfalques
A principal decisão que a té técnico da Inglaterra, Wiegman, tem de tomar gira em torno do retorno de Lauren James, agora que a jogadora do Chelsea cumpriu sua suspensão.
James foi um dos destaques da fase de grupos, recebeu seu cartão vermelho e viu suas companheiras de ataque assumirem protagonismo. O estilo de jogo da Espanha, porém, pode propiciar espaços para a explosiva atacante explorar, caso seja escalada como titular novamente.
Ella Toone foi quem ocupou a vaga de James no jogo contra a Colômbia e, depois de fazer o primeiro gol inglês contra a Austrália, espera seguir titular. Registre-se aqui que Wiegman escalou o mesmo time nas duas últimas partidas.
Wiegman também terá que decidir se manterá o sistema de alas, que tem servido bem à Inglaterra desde que a mudança foi feita antes do jogo contra a China.
Assim como Wiegman, o técnico da Espanha, Vilda, tem uma decisão semelhante sobre trazer de volta ao time titular um jogador capaz de causar pânico na defesa adversária. Você mexeria num time que está ganhando? A dúvida é relevante quando falamos de Paralluelo.
A ponteira adolescente foi titular nas primeiras quatro partidas do torneio, mas saiu do banco no mata-mata e brilhou nesta função, como um elemento surpresa para mudar a dinâmica das partidas contra Holanda e Suécia.
Paralluelo marcou o gol da vitória contra a Holanda e depois abriu o placar contra a Suécia, acelerando o jogo pelas pontas. Suas arrancadas seriam o suficiente para colocar a Inglaterra na defensiva?
Outra decisão importante para Vilda será manter Alexia Putellas como titular. Vencedora das últimas duas edições do Prêmio The Best da FIFA, Putellas ainda busca a melhor forma depois de uma cirurgia no joelho. A brilhante meia foi reserva durante a fase de grupos, mas começou jogando a semifinal contra a Suécia, antes de ser substituída por Paralluelo.
Como assistir ao vivo
O Brasil é um dos países que tem acesso a transmissões ao vivo de todos os jogos da Copa do Mundo Feminina no FIFA+, gratuitamente. Veja a lista completa dos territórios que fazem parte deste pacote e clique aqui para assistir no FIFA+.
Confira também a programação completa de transmissões on-line e na TV Globo .
Com informações da Fifa.