Sociedade

Comissão indefere chapa encabeçada por Karú Carvalho

O presidente da Comissão Eleitoral do Boi Caprichoso, juiz Mauro Antony, indeferiu, na tarde desta segunda-feira (21/08), a chapa formada pelo artista plástico Karú Carvalho (presidente) e pelo empresário Sérgio Mendes (vice-presidente). Na decisão, Mauro Antony citou as ausências de certidões exigidas no estatuto do bumbá.  As eleições estavam previstas para o dia 3 de setembro. O próximo presidente assumirá o Caprichoso pelo triênio 2024/2026.

Mauro Antony deferiu a chapa encabeçada por Rossy Amoedo (presidente) e Diego Mascarenhas (vice-presidente).

“A decisão foi extremamente técnica. Nós nos prendemos no dispõe o estatuto. Das duas chapas que se inscreveram para a diretoria executiva, presidente e vice-presidente, apenas uma chapa atendeu os requisitos exigidos pelo estatuto com relação a apresentação da documentação. A outra chapa não. A mesma coisa aconteceu com relação as duas chapas que se inscreveram para o Conselho Fiscal. Uma preencheu os requisitos com relação aos documentos exigidos e a outra chapa infelizmente não apresentou os documentos que o estatuto exige para inscrição”, diz Mauro Antony. “A decisão foi estritamente técnica. A gente teve que verificar apenas aspectos objetivos, quer dizer a relação que exige o estatuto para que a inscrição fosse feita. E assim foi feito”, completou.

O presidente da Comissão Eleitoral apontou que Karú Carvalho não apresentou os seguintes documentos:  Certidão Negativa da Receita Federal e Dívida Ativa da União e/ou Certidão Positiva com Efeito de Negativa; Certidão Negativa da SEFAZ (apresentou certidão de que não é contribuinte do ICMS – não exigida, tentando, em vão, induzir a erro esta Comissão Eleitoral); Certidão Negativa de Protesto do Cartório do 2. Ofício da Comarca de Parintins (apresentou declaração feita de próprio punho que quitou, mas que solicita prazo para regularizar, extrapolando o prazo contido no Regulamento Eleitoral); Certidão Negativa da Prefeitura de Parintins (apresentou certidão negativa da Prefeitura de Manaus, sendo que o foro para dirimir as questões jurídicas é na cidade de Parintins local onde fica a sede da ACBBC); Certidão Negativa de Ações Cíveis do Juizado Especial (apresentou apenas Certidão Negativa de Ações Criminais do Juizado Especial).

Além de Karú, Mauro Antony também apontou as ausências de documentação do candidato a vice-presidente Sérgio Mendes.

Mauro Antony também indeferiu uma das chapas que concorriam ao Conselho Fiscal do bumbá.

A reportagem tentou contato com Karú Carvalho, mas não obteve sucesso por meio de aplicativo de mensagem instantânea.

Veja a decisão da Comissão Eleitoral:

As informações são do Amazonas Hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *