Sociedade

Mostra de Teatro encerra 15ª edição com programação gratuita em Manaus

Realizado pela Fetam, evento circulou por quatro municípios do Amazonas

Após um mês de programação, incluindo circulação por três municípios do interior do Amazonas, a Mostra de Teatro do Amazonas (MTA), realizada pela Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), encerra a 15ª edição, neste final de semana, em Manaus (AM). Três espetáculos estarão em cartaz com apresentações gratuitas nesta sexta (20) e sábado (21), em espaços culturais alternativos da cidade.

A atriz Carol Santa Ana abre a programação da 15ª MTA em Manaus com espetáculo “A mulher que desaprendeu a dançar”. A apresentação será nesta sexta-feira (20), às 20h, no Ateliê 23 (Rua Tapajós, 166, Centro). Em cena, a montagem retrata as mulheres que reaprendem a dançar todos os dias. De acordo com a intérprete, é sobre “a mulher que fala, que cansa, que reage, que responde, que acorda, que diz, que amamenta, que dá à luz, que estuda, que goza, que chora e ri, que trabalha, que trabalha muito e também é sobre aquela que não se cala, que dança e que, por isso, está viva”, destaca em sua sinopse. A apresentação é recomendada para maiores de 16 anos.

No sábado (21), a programação encerra com dois espetáculos no Centro Cultural Barravento (Rua Jonathas Pedrosa, 1166 – Praça 14 de Janeiro). Às 18h, o ator e diretor Ítalo Rui apresenta “Se eu fosse um rato”, uma montagem que narra, de forma fragmentada e desconexa, a vida de um homem em situações-milite. É pelo viés onírico que Alaor, personagem central, mas não único da trama, nos faz viajar por sua vida, num mundo virado de cabeça para baixo. “Talvez, se observarmos bem as sutilezas, nós tenhamos mais semelhanças com esse animal do que imaginamos”, provoca o artista na sinopse da peça. A apresentação é recomendada para maiores de 14 anos.

Às 20h do sábado, também no Barravento, será a vez do espetáculo “Desassossego” encerrar a programação da 15ª MTA. A montagem apresenta a história de três personagens, isolades em seus apartamentos, que compartilham um recorte do seu cotidiano de confinamento, apresentando suas múltiplas subjetividades em novas situações corriqueiras vinculadas ao distanciamento social.

 Em comemoração aos 15 anos de realização, a 15ª MTA foi realizada em quatro cidades do Estado: Iranduba, Manacapuru, Novo Airão e Manaus. No total, 12 espetáculos de artistas amazonenses integraram a programação, que também contou com oficinas e uma mentoria de produção. A 15ª MTA foi contemplada com o Prêmio Amazonas Cultura em Rede, realizado pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

                                                Programação

                       15ª Mostra de Teatro do Amazonas

O quê: Peça A mulher que desaprendeu a dançar

Quando: Nesta sexta-feira (20), às 20h

Onde: No Ateliê 23, localizado na Rua Tapajós, 166, Centro.

Quanto: Gratuito

 O quê: Se eu fosse um rato

Quando: Neste sábado (21), às 18h

O quê: Desassossego

Quando: Neste sábado (21), às 20h

Onde: No Centro Cultural Barravento ((Rua Jonathas Pedrosa, 1166 – Praça 14 de Janeiro)

Quanto: Gratuito

Informações: www.fetam.com.br e @fetam.teatro

Com informações da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *