DestaquesDia a Dia

FVS-RCP atua para garantir boas práticas de manipulação de alimentos em eventos folclóricos

Festribal foi um dos eventos que contaram com monitoramento do Departamento de Vigilância Sanitária

Em festivais folclóricos do Amazonas, uma das atividades de monitoramento de saúde e prevenção de doenças inclui os cuidados com a alimentação, visando a realização das boas práticas de manipulação e serviços de alimentos nas festividades. Essas ações são realizadas pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM). 

Somente em 2023, equipes da FVS-RCP, por intermédio do Departamento de Vigilância Sanitária (DEVISA), já estiveram em quatro municípios fazendo o monitoramento sanitário das iniciativas que ocorrem em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde (Semsas) dos lugares onde ocorrem as festas. 

Um dos eventos onde foi realizada essa ação, o 25º Festival Cultural das Tribos Indígenas do Alto Rio Negro (Festribal), foi realizado de 30 de agosto a 3 de setembro, em São Gabriel da Cachoeira (distante 852 quilômetros de Manaus). Na oportunidade, a equipe da FVS-RCP também atuou no monitoramento sanitário durante o aniversário de 133 anos do município, no domingo (03/09). 

A equipe do Devisa contou o apoio da Secretaria Municipal de Obras do município (Semob) e da Guarda Civil Metropolitana de São Gabriel da Cachoeira. “Essa é uma ação importante que a FVS desempenha em parceria com os municípios, atuando de forma integrada para prevenção de doenças à população que marca presença nos festivais”, disse a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim. 

Antes e durante o 25º Festribal, a equipe técnica realizou abordagens a 92 estabelecimentos de alimentação, como bares, restaurantes e buffets que comercializaram alimentação ao público. Também foram alvos de visitas técnicas da vigilância sanitária, dez estabelecimentos do ramo de hotelaria. 

“Nas ações voltadas à alimentação, por exemplo, o objetivo é garantir que sejam cumpridas as orientações para as boas práticas de manipulação e armazenamento de alimentos que são servidos para a população presente no evento”, ressalta o gerente de produtos do Devisa na FVS-RCP, Jimmy Torquato, acrescentando que a atuação começa antes do evento iniciar com a orientação preventiva aos comerciantes sobre a importância da manipulação de alimentos adequada.

Durante o evento, o objetivo é intervir nos riscos sanitários que ocasionam danos à saúde pública, impedindo a comercialização de alimentos inadequados, como os mal higienizados e demais inexistências das boas práticas necessárias. No 25º Festribal não houve intercorrências. 

“Ter o apoio da FVS foi de suma importância para toda a equipe do nosso setor, assim como para toda a comissão do Festribal, pois nos passaram muitas informações essenciais para a realização e execução de todas as demandas, além de deliberar de forma clara e objetiva orientações de fácil entendimento tanto para nós, quanto para os munícipes”, disse a coordenadora da vigilância sanitária de São Gabriel da Cachoeira, Simone Garrido.

Outros municípios

Além do 25º Festribal, em São Gabriel da Cachoeira, a equipe da FVS-RCP esteve presente, realizando o monitoramento de saúde, nos seguintes eventos de massa: 25º Festival de Cirandas em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), 56º Festival Folclórico de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), e 31ª Festa do Cupuaçu, realizada de 28 a 30 de julho, em Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus).

Com informações da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *