Lula dá ministérios ao PP e Republicanos, do ‘Centrão
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu na tarde desta quarta-feira (6/9) com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e com os deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Rep-Pernambuco).
Os deputados foram convidados, respectivamente, para os ministérios do Esporte e dos Portos e Aeroportos, e aceitaram o convite. A nomeação e posse serão realizadas no retorno de Lula da reunião do G20.
As informações são da Agência Brasil, órgão oficial de informação e imprensa do governo federal.
Para fazer a mudança, o presidente demitiu a ministra do Esporte, Ana Moser, e remanejou o ministro Márcio França (PSB) para uma nova pasta, o Ministério de Micro e Pequenas Empresa, para incluir PP e Republicanos no governo.
Trata-se de um arranjo do governo Lula em busca de mais apoio na Congresso, em especial na Câmara. As mudanças foram combinadas diretamente com as bancadas da base dos dois partidos e com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), com quem Lula se encontrou com certa frequência, para debater o assunto.
As mudanças forma necessárias para tentar não desagradar (tanto) nem aliados nem novatos. Desde que se propôs a agregar os ex-bolsonaristas, Lula passava por uma sinuca de bico para estabelecer o novo desenho da Esplanada. Ontem (05/09), Lula chamou Ana Moser para avisá-la que ela deveria deixar o cargo. Ele também almoçou com França e Alckmin para decidir o futuro do paulista, que resistia em deixar a pasta.
Ela é a terceira ministra — e segunda mulher— a deixar a governo. Em abril, houve troca no GSI (Gabinete Institucional de Segurança) em meio a polêmicas do 8 de janeiro; em junho, o União Brasil determinou a primeira troca do centrão, na pasta de Turismo.