Nutricionista orienta atletas que participam de corrida de rua, para os cuidados com alimentação e hidratação
As corridas de rua ganharam o coração dos brasileiros. Tendência mundial, as modalidades urbanas têm crescido nos últimos 10 anos, na mesma velocidade em que aumenta o número de atletas amadores e de pessoas interessadas em melhorar o desempenho físico, a sensação de bem-estar e a saúde, nos grandes centros. Hoje, estima-se que existam mais de 8 milhões de runners no país, uma paixão também muito presente na capital amazonense.
“Antes de enfrentar uma competição desse tipo, são necessários alguns cuidados com a alimentação e com a hidratação, principalmente em uma cidade como Manaus, onde o calor é um fator diferencial”, alerta a nutricionista do Pátio Gourmet, Lívia Ribeiro. Ela acompanha com grande expectativa o interesse dos manauaras para a oitava edição da Pátio Run, corrida de rua tradicional no calendário de eventos esportivos da cidade, que será realizada domingo, 1º de outubro. “Os cuidados devem ser adotados antes, durante e depois da corrida”, adverte.
De acordo com a nutricionista, entre 1 e 2 horas antes da competição, o atleta deve consumir uma refeição rica em carboidratos complexos, como aveia, cereais integrais, pão ou arroz integral. A refeição também deve incluir uma pequena quantidade de proteína magra, como ovos, iogurte grego ou frango. “O primeiro grupo vai fornecer energia duradoura, enquanto o segundo vai ajudar na recuperação muscular”, explica. Alimentos pesados, como frituras, ou ricos em gordura devem ser evitados, porque podem causar desconforto gástrico durante a corrida. Antes da corrida também é necessário manter o corpo bem hidratado.
É fundamental manter o corpo hidratado, com água ou uma bebida esportiva, também durante a corrida, para evitar a desidratação. “O quanto você precisa beber depende das condições climáticas e da sua taxa de suor”, explica a nutricionista.
Durante as corridas mais longas, como as de 10 quilômetros, se houver necessidade, o atleta pode ingerir géis energéticos ou pequenos lanches de fácil digestão, como bananas ou barras de granola.
Entre 1 e 2 horas após a corrida, o atleta deve repor as energias, sem exageros. “Uma refeição equilibrada, que inclua proteínas magras e carboidratos, para a recuperação muscular e das reservas de energia, é o indicado”, orienta Lívia. Shake de proteína com frutas ou frango grelhado com batata-doce, são exemplos do que deve ser consumido. “E continue bebendo água para a reidratação”, diz.
Na parte física, é necessário um período de recuperação, com alongamentos suaves e atividades que ajudem a reduzir a rigidez muscular.
INSCRIÇÕES E ENTREGA DE KITS – Os preparativos para a Patio Run 8, que será realizada domingo, 1º de outubro, estão a todo vapor. O evento deve receber em torno de 3 mil atletas.
As inscrições ainda podem ser realizadas pelos interessados e os organizadores informam que a entrega dos kits dos atletas será feita na sexta-feira (29.09) e no sábado (30.09), das 10h às 18h, na loja do Pátio Gourmet da avenida Djalma Batista (Avenida Djalma Batista, 1375, Chapada). A corrida terá dois percursos: de 5km e de 10km.
Com informações da assessoria