FEI e atletas indígenas definem programa de competições para 2024
A Fundação Estadual do Índio (FEI) e atletas indígenas vão definir em novembro, o apoio institucional às competições esportivas que serão realizadas em 2024. O objetivo é ampliar a articulação em favor dos esportistas nas competições no eixo local e nacional.
“A FEI abraçou este compromisso com os nossos atletas indígenas. Estamos aqui para incentivar esses atletas com diálogo e articulação de parcerias”, afirma o diretor-presidente da FEI, Sinésio Trovão.
A reunião definirá a programação das competições visando reforçar a articulação de parceiros, diálogo e políticas públicas voltadas aos atletas indígenas que buscam reconhecimento no cenário esportivo.
Nesta semana, Sinésio Trovão recebeu a presença do atleta indígena Denilson Soares Rangel, de 24 anos, para viabilizar sua participação em outros campeonatos.
“Hoje em dia temos bastante presença indígena no esporte. Todos nós temos o sonho de representar os povos originários e o estado do Amazonas em campeonatos nacionais e internacionais”, afirma Denilson.
Denilson já participou de diversos campeonatos de jiu-jitsu do Amazonas e sonha representar o estado como atleta indígena em outros países e diferentes estados brasileiros. Ele considera o apoio da Fundação Estadual do Índio e do Governo do Amazonas importante para o início desta realidade daqui para a frente.
Um exemplo desta atividade foi o destaque nacional alcançado pelo Amazonas quando as atletas indígenas Ana Izabele, de 11 anos, e Ana Isabel, de 8 anos, conquistaram medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu (CBJJ), realizado em São Paulo (SP), em abril deste ano.
Com informações da assessoria