Alunos de Enfermagem da FMF realizarão ação com diversos serviços no Parque das Tribos
Alunos do curso de Enfermagem da Faculdade Martha Falcão Wyden vão realizar uma ação social como parte da atividade de extensão nesta quinta-feira (26/10), das 7h às 12h, na comunidade indígena Parque das Tribos, que fica no bairro Tarumã, zona oeste de Manau, onde abriga mais de 700 famílias de várias etnias de indígenas do estado do Amazonas.
A ação “Parasitologia além dos muros” no Parque das Tribos faz parte da atividade de extensão da disciplina Parasitologia, do curso de Enfermagem. Sob a supervisão da coordenadora do curso de Enfermagem da FMF, Josiane Nunes, e coordenação das professoras Prof.ª MSc. Lucyane Mendes Silva e Prof.ª MSc. Cíntia Nicácio Portela, os alunos promoverão peça teatral; palestras e jogos educativos; ilustração das formas evolutivas dos parasitos; visualização de vetores e ectoparasita em microscópio, além da entrega da arrecadação de roupas, brinquedos e alimentos não perecíveis.
Para a Prof.ª MSc. Lucyane Mendes Silva, a partir desse projeto, os acadêmicos poderão propagar seus conhecimentos teóricos adquiridos na disciplina de Parasitologia e aplicá-los na prática junto à comunidade indígena. “O principal objetivo da ação é aprimorar os conhecimentos teóricos obtidos em sala de aula a partir do tema para poder compreender os processos de saúde indígena. Assim, caracterizando uma relevante atividade de extensão, pois constituem importantes estratégias para controle e conscientização sanitária da população”, destacou a professora.
De acordo com a Prof.ª MSc. Cíntia Nicácio Portela, “o plano de ação na comunidade indígena será voltado para conscientização da importância das lavagens de mãos, cuidado com alimentos e de conhecimento dos principais parasitas “invisíveis” causadores de infecções e infestações importantes que podem afetá-los”.
O Parque das Tribos é o primeiro bairro indígena do estado do Amazonas. Localizado na zona oeste da capital, no bairro Tarumã Açu, foi oficializado pela Prefeitura de Manaus no ano de 2014. Foto: Arquivo/FMF