Evento celebra o Dia do Técnico em Radiologia
O Técnico em Radiologia está entre as formações de saúde que mais empregam em Manaus, ficando atrás apenas do Técnico em Enfermagem. Essa demanda se dá devido ao profissional ser essencial para o diagnóstico de doenças. Para falar mais sobre o mercado de trabalho na radiologia e ainda celebrar o Dia do Técnico em Radiologia (8 de novembro), o Centro de Ensino Literatus realizou, na última semana, mais uma edição da Jornada Técnica do Curso de Radiologia.
A programação do evento contou com palestras e um bate-papo com o Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 19ª Região (AM, RR). “A ideia é que o aluno conheça mais sobre a profissão e o mercado, que é considerado promissor por oferecer boas chances de crescimento aos profissionais”, afirmou a presidente do Grupo Literatus, Elaine Saldanha.
Nos últimos anos, durante a pandemia de Covid-19, número de vagas de empregos na área cresceu mais de 700%, de acordo com informações do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (Conter).
E a tendência é que se mantenha aquecido, isso por conta da preocupação das clínicas e unidades de saúde com o atendimento e tratamento de seus pacientes, que tem aumentado, mas também porque houve um incremento na produção de pesquisas, estratégias e políticas futuras de saúde.
E essa preocupação também passa pela formação do profissional. Ha poucos meses, o Literatus inaugurou seu segundo Laboratório de Radiologia, na Unidade Paraíba. Com equipamentos modernos, o espaço simula a prática onde exames de raios X são realizados.
A professora e tecnóloga em Radiologia, Maria Alciney Mendonça, explica a importância das aulas práticas principalmente no momento em que os alunos passam pelo estágio obrigatório. “Nessa hora, eles vão trabalhar diretamente com os pacientes. Então, já precisam saber o que irão fazer lá. Inclusive eles só vão para o estágio se souberem realmente manusear o equipamento e posicionar o paciente”, explica.
No laboratório, os alunos não têm contato com radiação ionizante, mas na vida real tanto ele quanto os pacientes, sim. Por isso, é tão importante saberem fazer um exame sem que o paciente precise se expor novamente à radiação, ressalta Maria Alciney.
O laboratório de radiologia do Literatus é composto por um equipamento de raios x fixo e seus acessórios e uma sala de câmara escura, onde os alunos são ensinados como eram processadas as imagens (filmes) na processadora automática e negatoscópios, para melhor análise das imagens.
Com informações da assessoria