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Mercado ‘Amazônia em Casa, Floresta em pé’ apresenta produtos de alto valor agregado

Itens como hambúrguer de tucumã, leite em pó de castanha-do-Brasil e bálsamo de copaíba e manteiga de cupuaçu são exemplos consolidados de investimento em bioeconomia

        Hambúrgueres e linguiças de tucumã e açaí, leite em pó de castanha-do-Brasil, café e chocolate de frutos orgânicos, além nano cosméticos e itens de artesanato indígena são alguns dos produtos oriundos de negócios de impacto que contribuem para a manutenção da floresta amazônica que estarão no portfólio do espaço Mercado Amazônia em Casa, Floresta em Pé, durante os três dias da ExpoAmazônia Bio&TIC 2023, que acontece do dia 28 a 30 de novembro, a partir das 14h, com entrada gratuita, no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus (AM).

        Os trinta e três negócios participantes disponibilizarão produtos para venda ao público nos segmentos de alimentos, bebidas, moda e artesanato e cosméticos, que são exemplos de inovação em bioeconomia e compromisso com a Amazônia e suas populações, dado ao modo de produção e valores praticados. 

        Do total de marcas participantes, 24 integram o portfólio fixo do movimento ‘Amazônia em Casa, Floresta em Pé’, iniciativa do Idesam,  AMAZ Aceleradora de Impacto e Climate Ventures, que agrega negócios que têm como objetivo fortalecer e fomentar as cadeias produtivas sustentáveis da Amazônia e as famílias e comunidades guardiãs da floresta. O movimento foi criado em junho de 2020 com o objetivo otimizar a logística e custos, além de alavancar o ecossistema de acesso ao mercado dos produtos da sociobiodiversidade amazônica.

        Além de gerarem impacto positivo dentro da Amazônia, os produtos do portfólio do movimento ‘Amazônia em Casa, Floresta em Pé’ têm como característica um maior grau de pureza dos produtos da sociobiodiversidade em sua composição, em detrimento daqueles considerados ultraprocessados. 

        “Este é um arranjo inteligente que consegue vencer custo logístico e fomento e acesso ao mercado, principais desafios para empreendimentos da sociobiodiversidade. Fortalecer empreendimentos de impacto na base comunitária é a chave para manter a floresta em pé”, afirma Laís Bombonatte, especialista de Novos Negócios da AMAZ/Idesam, que integra a coordenação do ACFP.

        Todos os negócios são selecionados a partir de critérios como ter produto testado no mercado e atuação na Amazônia. A Chamada para Novos Negócios 2022 recebeu 92 inscritos e selecionou 50 empreendimentos de impacto. A projeção é, em dois anos, apoiar 50 empreendimentos da sociobiodiversidade amazônica que contribuam para a conservação de 25 mil hectares de floresta e a geração de renda para mais de 1 mil famílias nas regiões de atuação. A expectativa é pela redução em 50% do custo logístico das operações dessas empresas e o aumento em 100% do faturamento das marcas envolvidas.

        Dentro do movimento, os empreendimentos compartilham soluções e serviços, conhecimento, infraestrutura e estratégias em logística, comercialização, comunicação, alem de mensuração de impacto para levar os produtos da floresta ao mercado com preços competitivos, garantindo a manutenção da floresta em pé e a geração de emprego e renda para famílias e comunidades locais. 

        O espaço funcionará próximo ao estande do Idesam, que participará com a venda de exemplares do livro ‘Só tem na Amazônia’, contendo ilustrações de 50 lições para a vida, inspiradas nas riquezas e valores da região. Parte do lucro da venda é direcionada para o apoio à conservação e ao desenvolvimento sustentável.

Sobre

        A ExpoAmazônia Bio&TIC 2023 é uma realização da Associação do Polo Digital de Manaus (APDM), Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), Governo do Amazonas – por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti-AM) -, Prefeitura de Manaus – por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA).

Além de discutir, integrar, consolidar e alavancar os polos de Bioeconomia e de Tecnologia da Informação e Comunicação da região como dois vetores econômicos viáveis e sustentáveis para a manutenção da floresta amazônica e para o desenvolvimento socioeconômico dos povos da Amazônia, a feira visa fortalecer os ecossistemas de Bio&TIC e integrá-los constantemente com os atores dos ecossistemas nacionais e internacionais de inovação.

Considerado o maior evento de tecnologia, negócios e bioeconomia da Região Norte, a ExpoAmazônia acontecerá na próxima semana, do dia 28 a 30 de novembro, a partir das 14h, com entrada gratuita, no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus (AM).

Confira os participantes da edição do Mercado Amazônia dentro da ExpoAmazônia Bio&TIC 2023: 

1.   Amakos Cosméticos da Amazônia 

2.   Amazon Agrotodo 

3.   Amazon Doces – fora 

4.   Amazon Porrigde | Mingau Amazônico 

5.   Amazônia Smart Food

6.   Amigos da Floresta Turismo e Gastronomia 

7.   AMZ Gin

8.   Artesanato Porto Dias

9.   As Marias da Amazônia 

10.       Associação indígena yushatxu

11.       Café Apuí

12.       DaFruta’s Geleias 

13.       Darvore

14.       Deveras

15.       Ekilibre

16.       Engenho Café de Açaí

17.       Farofa Proteica

18.       Floresta em Pé

19.       Gosto da Amazônia 

20.       Inatu 

21.       Idesam – livros

22.       Mahta

23.       Manawara

24.       Moma

25.       Nakau

26.       Raizes do Açaí

27.       Saboaria Rondônia

28.       Sattva

29.       Taberna da Amazônia

30.       Terramazonia

31.       Uarini Grãos Dourados

32.       UrucunaWarabu

Com informações da assessoria

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