Programa Estadual de Combate ao Desperdício leva degustação de alimentos sustentáveis à 45ª Expoagro
Iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Sepror, apresenta pratos e petiscos provenientes de doações para conscientizar aproveitamento de alimentos
Como parte das atividades da 45ª Exposição Agropecuária do Amazonas, o Programa Estadual de Combate ao Desperdício (Pcodepa), coordenado pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), promove uma ação inovadora ao oferecer degustação de alimentos produzidos a partir de doações de alimentos coletados em feiras e supermercados da capital.
Esta iniciativa visa demonstrar as possibilidades de aproveitamento integral de alimentos que normalmente seriam descartados, incentivando a conscientização sobre o combate ao desperdício.
Os visitantes da 45ª Expoagro têm a oportunidade de saborear petiscos como frutas frescas, sucos naturais, caldinho de mandioca com talos de couve, além de pratos como sopa de legumes e caponata de beringela.
“Bom são alimentos que são reaproveitados no caso da casca da banana você pode aproveitar para fazer um bolo que fica delicioso. Então, nada se desperdiça”, comentou Marta Freire, visitante.
Neste sábado (09/12), o programa planeja apresentar pratos típicos da culinária local, incluindo arroz de tacacá, vatapá com biomassa de banana, flan de mamão, caldo de abóbora, farofa de talos e cascas, e Mousse de manga.
Estes pratos não só evidenciam a criatividade culinária, mas também reforçam a importância de aproveitar os recursos alimentares disponíveis.
“São produtores que não tem mais o valor comercial, mas tem valor nutricional na qual a gente manda para instituições onde a gente atinge pessoas em vulnerabilidade”, destacou Samirames Gonçalves da Sepror.
Além da experiência sensorial proporcionada pela degustação, o programa divulgou números significativos. No primeiro semestre de 2023, foram arrecadadas aproximadamente 160.604.551 kg de Frutas, Legumes e Verduras (FLVs). Esses alimentos beneficiaram 160 entidades socioassistenciais, alcançando mais de 75 mil pessoas.
Com informações da assessoria