A nova estratégia da Natura: da sustentabilidade à regeneração
Natura avança em sua agenda de sustentabilidade e estratégia de negócios
A Natura decidiu dar um passo à frente e, a partir de agora, adota o conceito de regeneração como centro de sua estratégia empresarial, indo além da sustentabilidade. Essa abordagem foi desenvolvida nos últimos meses e discutida na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 28, realizada em Dubai. A empresa participou ativamente da COP, contribuindo com mais de 40 painéis por meio de seus representantes.
“Ainda que, como humanidade, busquemos a manutenção dos recursos existentes, mitigando ou impedindo uma exaustão ainda maior do planeta, estamos aquém do necessário. Isso é o que destacamos na COP28, que o conceito de sustentabilidade não mais é suficiente para endereçar a restauração do que já foi degradado ou permanentemente extinto pela ação humana. Neste contexto, urge a necessidade de uma agenda de impacto mais transformacional por parte das marcas”, explica Angela Pinhati, diretora de Sustentabilidade de Natura &Co América Latina.
Para a Natura, fazer negócios de maneira regenerativa vai além das práticas aplicáveis à produção agrícola e de recuperação de solo e floresta, abordagem que já vem sendo discutida globalmente. A marca acredita que fatores humanos e sociais são indissociáveis dos desafios ambientais, sendo essenciais para uma nova estratégia pautada em regeneração. Angela reforça: “Para nós, a regeneração é o processo de restaurar a vida em indivíduos, comunidades, na natureza e nos relacionamentos entre eles. Cada um, ao cultivar relações baseadas no enriquecimento mútuo, se reconhece como parte de um sistema maior e nutre o seu próprio bem-estar e o de seu entorno. É este conceito, este novo software cultural, que nós vamos instalar nos nossos negócios e na forma como nos relacionamos e nos expressamos no mundo.”
Ao adotar a regeneração, a marca agora direciona os negócios de maneira mais clara e intencional, resgatando uma das crenças registradas há mais de 30 anos: a razão de ser da Natura, o “Bem Estar Bem”, que elucida a ideia de uma relação harmoniosa do indivíduo consigo, com o outro e com a natureza.
A executiva destaca que diversas escolhas da marca ao longo das últimas décadas já são práticas regenerativas, como a opção pela venda direta como modelo de negócios e a atuação na Amazônia há mais de 20 anos, baseada na bioeconomia. Ela lembra que de lá para cá, a empresa desenvolveu 42 bioingredientes, adquiridos de maneira ética e sustentável, com respeito às pessoas e aos ciclos da natureza. Hoje, junto às 41 comunidades agroextrativistas de cadeia de valor na Amazônia, a Natura contribui para conservar mais de 2 milhões de hectares de floresta. “Ao se transformar em produtos, esses bioativos são capazes de gerar renda para cerca de 4 milhões de pessoas na América Latina, em sua maioria mulheres. Isso é regenerar: relações de enriquecimento mútuo. À medida que cresce o nosso negócio, cresce o impacto positivo que geramos no mundo. A sustentabilidade e agora a regeneração não são acessórios, mas o próprio negócio”, destaca Angela.
As novidades pautadas no novo conceito já começam a se materializar em produtos. Há 15 anos, a Natura, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Cooperativa Agrícola Mista Tomé-de-Açu (CAMTA), decidiu estudar práticas regenerativas para a produção de um de seus principais insumos. Após anos de estudos, a marca está investindo na escala do primeiro sistema agroflorestal de cultivo de óleo de palma do mundo. A área de plantio, que começou com 18 hectares, hoje alcança 182 hectares plantados, e o projeto conta com mais de 20 produtores rurais com áreas em diferentes estágios. “Até o final de 2024, teremos uma área de 500 hectares”, menciona a diretora. O óleo de palma deste sistema agroflorestal já é o principal ingrediente de Natura Biome, linha de produtos em barra da marca.
Lançamento de produto pautado pela regeneração
A Natura também lançou recentemente o primeiro hidratante concentrado para o corpo do mundo. O produto, resultado de três anos de estudos, prospecções de ingredientes, avaliações físico-químicas, sensoriais e de eficácia, desenvolvido inteiramente pelo time de P&D da Natura, tem uma apresentação inédita: ao misturar o concentrado com a água, ele se transforma em um poderoso hidratante. O frasco refilável do Natura Ekos Concentrado de Castanha, que será lançado no início de 2024, é feito 100% com plástico retirado dos rios da Amazônia, é reutilizável, e o concentrado apresenta uma redução de 81% no uso de material plástico em relação ao refil convencional, o que diminui em 55% a geração de resíduos e gera renda para 10 cooperativas de reciclagem, que hoje representam mais de 195 famílias do norte do Brasil.
“A regeneração é um novo passo na agenda dos nossos negócios, assim como sustentabilidade foi há duas décadas. Nós vamos transformar este conceito em produtos, em ações e em comportamento. Queremos difundir essa ideia para que grandes marcas se reconheçam como parte de algo maior e contribuam ativamente para a saúde do planeta e da própria humanidade”, finaliza Angela.
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura e The Body Shop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.
Com informações da assessoria