Protagonismo feminino: CBMAM realiza passagem de comando da primeira mulher a liderar o Batalhão de Incêndio
Ingressante na trajetória militar como soldado, tenente Maely Salvador agora assume titularidade do Batalhão de atividade-fim da corporação
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) realizou, na manhã desta quarta-feira (20/12), a solenidade de passagem de comando da primeira mulher do quadro administrativo a assumir a gestão do 1º Batalhão de Incêndio (1° BI). A liderança da unidade operacional ocupada pelo tenente Altaci Gomes, passou para a tenente Maely Salvador, que ingressou como soldado e agora ocupará a função de titularidade dentro da corporação.
Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Orleilso Muniz, ter cada vez mais mulheres exercendo funções como protagonistas é essencial. Ele pontua, também, que a corporação possui um dos melhores planos de carreira militar, permitindo que bombeiros ingressantes como soldado, cheguem ao oficialato e até mesmo funções do alto comando.
“Essa solenidade marca um momento muito importante em que colocamos em posição de comando, de forma muito merecida, a tenente Maely, que é uma profissional extremamente qualificada para liderar o 1° BI. Além disso, também formalizamos a passagem de comando no Batalhão de Incêndio Florestal. Essas são medidas prévias para aumentar nossa capacidade de atender as demandas de incêndio em 2024”, destacou, coronel Muniz.
Além da passagem de comando do primeiro 1° BI, também foi oficializada a troca de gestão do Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (Bifma), passando do major Márcio Lima para o tenente Edylton. A cerimônia ocorreu no Comando Geral do CBMAM, no bairro Petrópolis, zona sul da capital.
Protagonismo feminino
Tendo ingressado na corporação, no ano de 2004, como soldado, Maely Salvador já integrou o efetivo operacional de postos especializados da corporação, como o Batalhão de Bombeiros Especial (BBE) e Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (Bifma). Em 2020, passou a compor o quadro de oficiais da corporação, por meio do Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos.
“É motivo de honra para mim, assumir o comando do Batalhão de Incêndio. Eu me sinto muito feliz pelo fato de ser a primeira mulher que ingressou na vida militar como praça e conseguiu chegar a ser oficial e comandar o batalhão de atividade-fim do Corpo de Bombeiros. Temos muito trabalho pela frente e sou grata ao alto comando pela oportunidade”, disse a tenente Maely Salvador.
A intitulada comandante do 1° Batalhão de Incêndio realizou, ao longo da trajetória militar, qualificações como: Curso de Formação Técnica de Bombeiros de Aeródromo; Curso de Operações de Emergência e Resgate em Espaços Confinados; Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (Brec); Curso de Operações de Incêndio (COI); Estágio de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica e de Combate a Incêndios Florestais.
Com informações da assessoria