Natura marca presença na 10ª Expocatadores e reforça importância da autoestima e inclusão
A empresa destaca seu compromisso com a economia circular e fortalece o vínculo com catadores ao levar uma instalação de Espaço de Beleza e Bem-estar para a maior feira de resíduos sólidos urbanos
Com histórico pioneiro em circularidade no setor de cosméticos, a Natura reforça seu compromisso com o tema e fortalece sua atuação pela inclusão e valorização de mulheres catadoras na 10ª edição da Expocatadores. O evento, promovido pelo Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) e Unicatadores, será realizado no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, entre os dias 20 e 22 de dezembro.
O apoio inédito faz parte da relação construída pela Natura ao longo dos últimos anos com cooperativas que fazem parte dos diversos movimentos da categoria existentes pelo país. A convite da Secretaria da Mulher da Unicatadores, em um gesto que destaca a importância da autoestima e visibilidade dessas profissionais, a empresa montará o “Espaço de Beleza e Bem-estar da Mulher Catadora”.
O espaço oferecerá serviços como trancistas, esmaltação com manicures, massagens, orientações para automaquiagem, design de sobrancelha, balcão de perfumação, além de uma área instagramável para fotos e vídeos. A iniciativa visa beneficiar aproximadamente 700 mulheres, incluindo catadoras das cooperativas parceiras do Programa Natura Elos, como Aliança (AM), Cootpa (PA), Cooperssus e Coco & Cia (Litoral), Reciclamp & Viva Bem (SP).
Para Sergio Talocchi, gerente de Cadeias Sustentáveis da Natura, a participação da empresa é uma celebração da inclusão, dignidade, visibilidade e reconhecimento dos catadores e catadoras de materiais recicláveis. “Sabemos da importância de ações de beleza para as catadoras pois, muitas vezes, essas pessoas têm dificuldade de cuidar de si mesmas, dadas as rotinas e os desafios que enfrentam em várias frentes. Além disso, os catadores costumam ser invisibilizados pela sociedade. Portanto, visibilidade, autoestima e inclusão estão de braços dados nessa história”, explica.
O evento reunirá Governos Federal e Estadual, gestores públicos, especialistas em resíduos, catadores de materiais recicláveis, empresas e instituições, com o objetivo de fomentar a gestão eficiente dos resíduos sólidos por meio da inclusão social e proporcionar melhores condições de trabalho e renda para os catadores autônomos e organizados em associações e cooperativas. “Auxiliar o desenvolvimento dessas cooperativas é um compromisso empresarial que assumimos, fundamental para atingirmos as metas que nos colocamos para 2030 e que endereça toda nossa operação”, ressalta Talocchi. “Nossa presença na Expocatadores representa mais do que apenas um apoio, mas um exemplo concreto de como a indústria pode se tornar um catalisador para mudanças positivas e significativas, transformando resíduos em oportunidades e capacitando comunidades”, conclui o executivo.
Abraçar a circularidade e a regeneração está entre os principais objetivos previstos na “Visão 2030”, batizada de “Compromisso com a Vida”. As metas ambiciosas incluem garantir que 50% do plástico utilizado em embalagens seja reciclado, sendo todas reutilizáveis, refiláveis, recicláveis ou compostáveis.
Tendo a circularidade como uma mudança de paradigma que abrange toda sua cadeia de valor, a Natura investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento de embalagens e ingredientes naturais e biodegradáveis, que resultaram em expressivos resultados em 2022, como a reintegração de mais de 2 mil toneladas de PET ao processo produtivo.
Compromisso de longa data
A participação da Natura na 10ª Expocatadores é o mais recente capítulo de uma extensa trajetória dedicada à promoção da circularidade e fomento da economia circular. Desde 1983, a empresa foi a primeira do setor de cosméticos a adotar o uso de refis em seus produtos, marcando o início de uma jornada que, ao longo dos anos, consolidou a Natura como referência em práticas sustentáveis.
Entre os marcos, destaca-se a incorporação de 30% de PET reciclado pós-consumo nas embalagens do óleo trifásico em 2007, evoluindo para refis de perfumaria com 100% de PET reciclado em 2014. Em 2016, toda a linha Ekos passou a utilizar embalagens de PET 100% pós-consumo.
A consolidação dessas práticas foi impulsionada pelo Programa Natura Elos, lançado em 2017, que estrutura cadeias sustentáveis de abastecimento de material reciclado pós-consumo. Visando não apenas a reciclagem de embalagens, mas também a capacitação e profissionalização de fornecedores, com ênfase na inclusão produtiva de catadores, em 2022 o programa estabeleceu conexões diretas com mais de 47 cooperativas de catadores, fortalecendo a economia local e proporcionando impactos positivos.
Desde 2018, o programa recuperou mais de 50 mil toneladas de materiais incorporados às embalagens, gerando receitas superiores a R$ 8,2 milhões para as cooperativas parceiras. Já com foco na logística reversa e transformação de hábitos dos consumidores, em 2022 a Natura lançou o “Recicle com a Natura”, ampliando a capilaridade da coleta de embalagens vazias que já era realizada pela marca.
Atualmente, são mais de 680 pontos de coleta em mais de 280 cidades brasileiras. O projeto, que já arrecadou mais de 50,9 toneladas, destina os materiais para 13 cooperativas de reciclagem em 12 estados, gerando impacto social positivo para mais de 250 famílias.
“Para a Natura, a beleza vai além dos produtos e se estende a práticas que promovem a beleza do planeta a partir de sua preservação e regeneração, além da dignidade de cada indivíduo”, afirma Talocchi, que também foi responsável pela criação do Programa Natura Elos.
Recentemente, a Natura estabeleceu a primeira parceria público-privada com a prefeitura de Cajamar, município de São Paulo, localidade de sua maior operação fabril. O programa “Elo Verde” promoverá educação ambiental e apoiará a coleta seletiva na cidade, fortalecendo o compromisso da empresa com a comunidade local.
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura e The Body Shop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.
Com informações da assessoria