Vetor lidera aprovações em Medicina da UFAM
A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) divulgou, na noite desta terça-feira (23), o resultado da terceira etapa do Processo Seletivo Contínuo (PSC). Ao todo, mais de 60 alunos do Vetor Centro de Estudos foram aprovados, 21 deles apenas no curso de Medicina. Com isso, a instituição de ensino lidera pelo quarto ano consecutivo como a que mais aprova no Amazonas.
Para celebrar as vitórias, o Vetor recebeu os aprovados com uma grande festa. “Estamos muito felizes com as conquistas dos nossos alunos. Sonhamos e vibramos juntos com eles durante toda a preparação. E esse é apenas o primeiro resultado de 2024”, destaca a diretora geral do Vetor, Solian Rocha.
Oito alunos do Vetor ficaram em primeiro lugar na colocação geral, em cursos como Medicina, Direito, Odontologia e Engenharia Química. Um desses alunos foi Lilith Morgana Alves Pinheiro, de 18 anos. Emocionada com o resultado alcançado, a jovem revela que a sua preparação iniciou ainda no primeiro ano do Ensino Médio.
“Uma rotina consistente de estudos aliada à resolução de exercícios, sem dúvida, fizeram muita diferença na minha preparação”, disse Lilith. Além disso, ela aponta que participar das oficinas de redação e conhecer o estilo das bancas de cada universidade foram essenciais para a aprovação.
Para Carla Alves, mãe de Lilith, durante esse período de preparação uma das estratégias foi tornar a rotina da filha mais leve. “Medicina era um sonho desde criança, então quando decidimos investir nesse projeto, buscamos resguardá-la ao máximo, para que esse processo não fosse pesado demais para ela, então mesmo com a rotina de estudos ela tinha vida social e hobbies”, disse.
Outro aluno que conquistou o 1° lugar em Medicina foi Gabriel Albuquerque de Mello, de 18 anos. Influenciado pela família, o aluno do Vetor estava há dois anos se preparando para a tão sonhada aprovação. “Resolver questões, sem dúvida, foi o que mais me ajudou a conquistar esse resultado”, avalia.
E essa é a dica dele para os alunos do Ensino Médio que estão começando a pensar em PSC. “Nesse processo, é preciso aceitar que vai errar muitas questões também e que isso faz parte. É preciso errar para evoluir”, aponta Gabriel, que durante a manhã fazia o Ensino Médio regular e, à tarde, ia para o Vetor e estudava até o fechamento do centro de estudos.
Já Pedro Uhlmann, de 17 anos, que também foi aprovado em Medicina, conta que descobrir como estudar melhor e acompanhar seu processo evolutivo passou a fazer parte da sua vida com a ajuda do Vetor. “O Vetor me ensinou a estudar, as ferramentas de estudos do cursinho contribuíram para o meu rendimento durante a preparação”, aponta.
Com informações da assessoria