Oito estabelecimentos foram autuados ou notificados pelos órgãos fiscalizadores nas zonas norte e leste de Manaus
Um total de oito estabelecimentos entre bares e casas de shows foram autuados ou notificados pelas equipes da Central Integrada de Fiscalização (CIF). A ação coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) foi desencadeada entre a noite de sexta-feira (26/01) e madrugada deste sábado (27/01), nas zonas norte e leste de Manaus.
As maiores irregularidades foram identificadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), como o uso de equipamentos sonoros pelos estabelecimentos, principalmente, em locais abertos. Além disso, foram realizadas autuações pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), em decorrência desses locais terem sido flagrados obstruindo o passeio público com mesas e cadeiras.
Ao todo, dez estabelecimentos foram fiscalizados e em oito foram encontradas irregularidades. Na avenida Tambaqui, no Jorge Teixeira 4, na zona leste, as equipes voltaram a autuar um bar por descumprimento do Auto de Interdição.
Outro estabelecimento localizado na avenida Alphaville, no Novo Aleixo, na zona norte, que também já havia sido alvo das ações da CIF, voltou a ser notificado pela Semmas por uso de equipamento sonoro sem a devida licença ambiental. Além disso, o Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM) aplicou autuação pela ausência de Auto de Vistoria.
No mesmo local, as equipes da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) identificaram que dois dos funcionários do local eram adolescentes, de 17 anos. Os jovens foram orientados pelos agentes. A presença de jovens e crianças, também, foi identificada em um evento carnavalesco no São José.
Durante a ação da CIF, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) autuou 19 condutores de veículos por infração às normas de trânsito. As equipes da Amazonas Energia identificaram ligação clandestina em três estabelecimentos.
Efetivo
Participaram da CIF servidores da SSP-AM; Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência (SEAI); Polícias Militar (PMAM) e Civil (PC-AM); Corpo de Bombeiros Militar (CBMAM); Secretaria Municipal de Segurança (Semseg), Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc); Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc); Juizado de Infância e Juventude Infracional (JIJI); Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU); e Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas), Amazonas Energia e Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).
FOTOS: Carlos Soares:/SSP-AM