Brena Dianná ouve relato dos moradores sobre o descaso com a Zona Rural
Alunos estudam em escolas públicas de Parintins tomadas por morcegos, com cheiro de urina de animais e sem manutenção
Após um fim de semana de visitas a comunidades e agrovilas, a vereadora e pré-candidata a prefeita de Parintins, Brena Dianná cobrou, nesta segunda-feira (10/06), na Câmara Municipal, a reforma das escolas públicas municipais, asfaltamento de vias e um sistema eficiente de abastecimento de água para os moradores da zona rural.
Durante encontro com comunitários da Vila Amazônia, Zé Açu, Nova Esperança e Santa Fé, Brena recebeu reivindicações sobre problemas que perduram há décadas e que nunca foram tratados adequadamente pelo Poder Executivo de Parintins.
“Na comunidade Nova Esperança, nos deparamos com as péssimas condições de uma escola que foi construída em 2020 e, infelizmente, hoje encontra-se deteriorada. Entregam um bem público, mas não dão manutenção. Tem buracos no chão, rachaduras, falta de limpeza. Em Nova Esperança, também tem o problema da água. Tem um castelo de água que não entende a comunidade. Ele foi feito num lugar muito baixo, que não consegue dar vazão para água”, denunciou Dianná.
Na comunidade de Santa Fé, a saúde das crianças está ameaçada pelo ambiente escolar insalubre. No lugar onde deveriam aprender para evoluir intelectualmente, os alunos estão sujeitos a contrair graves doenças. “Um local sem condições para as crianças frequentarem. Tem casa de morcego, urina de animais. Eu fui lá visitar a escola e senti um cheiro insuportável. É uma situação muito triste e revoltante, ainda mais porque são crianças passando por essa situação. As estradas e vicinais da Vila Amazônia estão precárias para todos. Não só para o transporte escolar, mas também para fazer o escoamento da produção da agricultura. Aquelas famílias dependem dessa infraestrutura básica para viver, para se deslocar, para estudar, mas o mínimo não está sendo assegurado. Infelizmente, essa é uma realidade de várias comunidades que a gente visita. Não podemos mais deixar esse descaso impune. Precisamos de mudanças para o nosso povo”, defendeu a parlamentar.
Na agrovila do Mocambo, Brena deparou-se com a falta de asfaltamento das vias. Na comunidade Panauaru, os moradores aguardam o cumprimento das promessas dos políticos que andaram por lá diversas vezes em busca de voto, mas que esqueceram os eleitores depois das eleições. “Sabemos que tem muita coisa a ser feita, e isso sempre vai depender do compromisso do político com a comunidade. Se ele não tem compromisso, nada acontece. Nós devemos mudar essa realidade”, ressaltou a parlamentar ao pedir reflexão para a população sobre a atuação das pessoas que estão no poder.
Mais investimentos para a cultura
O 57º Festival Folclórico de Parintins, que este ano deve atrair para a Ilha Tupinambarana mais de 120 mil visitantes, não é a única manifestação cultura de Parintins com capacidade para despertar o interesse dos turistas.
A vereadora e pré-candidata a prefeita lembrou que o talento do parintinense não está restrito à sede do município. “Precisamos investir na cultura do nosso município como um todo, não somente no Festival de Parintins. Temos o Festival do Mocambo, quadrilhas, danças, o Festival de Verão do Caburi e outras exaltações folclóricas. Eles atraem visitantes de outros municípios, como de Barreirinha e Nhamundá. Apesar da visibilidade, o Poder Executivo Municipal não tem dado a devida atenção e valor a esses eventos”, destacou.
Há duas semanas, Brena conversou com Secretário de Cultura e Economia Criativa (SEC), Marcos Apollo Muniz, sobre o potencial de todos os eventos que acontecem no município, ressaltou o potencial turístico assim como as possibilidades de geração de emprego e renda o ano interior. A pré-candidata defende a estrutura da economia criativa com a realização de cursos com designer renomado para agregar valor ao artesanato local, difusão da música e da dança com profissionalismo e o uso de ferramentas digitais para difundir o talento dos parintinenses com possibilidade de fechamento de negócios além das fronteiras do município.
Violência obstétrica
Na sessão desta segunda-feira, foi aprovada a lei nº 932/2024, proposta pela vereadora Brena Dianná, que dispõe sobre a implantação de medida e de informação para a proteção à gestante e a parturiente contra a violência obstétrica no município de Parintins.
Com informações da assessoria