Governador Wilson Lima se reúne com delegações da Alemanha e apresenta projetos sustentáveis do Amazonas
Em busca de fortalecer parcerias ambientais e consolidar o papel do Amazonas na economia sustentável, o governador Wilson Lima recebeu, nesta terça-feira (29), duas delegações alemãs, uma chefiada pelo ministro da Saúde da Alemanha, Karl Lauterbach, e outra formada por parlamentares do país europeu. Durante o encontro, foram apresentados os avanços do estado em ações de preservação e desenvolvimento sustentável, em uma estratégia de alinhamento com um dos principais investidores internacionais no combate ao desmatamento e queimadas na Amazônia.
Para o governador Wilson Lima, a cooperação com a Alemanha tem sido um pilar para impulsionar projetos inovadores e proteger o bioma amazônico. “A Alemanha é nosso principal parceiro, como na construção da Torre Atto, em São Sebastião do Uatumã. Temos parcerias com o Banco de Desenvolvimento Alemão (KFW), que ajudou a estruturar a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e os Centros Multifuncionais. Agora estamos implementando o projeto Floresta em Pé, em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável. A vinda desses grupos é muito importante para reforçar essa parceria e os laços que o Amazonas tem com a Alemanha”, afirmou.
Entre os projetos sustentáveis apresentados, o governador destacou o programa Guardiões da Floresta, que envolve comunidades locais no monitoramento e preservação ambiental, e a Escola da Floresta, iniciativa educacional voltada ao desenvolvimento sustentável. O governador também abordou a importância de iniciativas como o mercado de carbono e o fortalecimento da Zona Franca de Manaus, ressaltando que as subvenções e incentivos às cadeias produtivas garantem o crescimento econômico aliado à conservação ambiental.
A primeira delegação alemã recebida foi coordenada por Lauterbach, que, em visita ao Brasil para o G20, elogiou os esforços do Amazonas em ações climáticas e conservação ambiental. “Esse trabalho é extremamente importante, não apenas para a região e o Brasil, mas para o mundo. Mantendo o bioma vivo, estamos garantindo vida. É uma transformação com profundo significado político e social”, declarou o ministro.
O governador também dialogou com deputados da Comissão Parlamentar de Ação Climática e Energia do parlamento alemão, onde discutiu oportunidades de novas colaborações nas áreas de bioma, meio ambiente e preservação dos povos da floresta.
Parcerias de longa data
O Amazonas e a Alemanha mantêm uma parceria sólida em ações ambientais. Em 2023, o presidente alemão Frank-Walter Steinmeier visitou Manaus, reforçando o compromisso da Alemanha com o Fundo Amazônia. A cooperação inclui ainda o projeto Floresta em Pé, financiado pelo Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ) e implementado pelo KFW, que apoia ações como o combate às queimadas, para o qual o estado contratou 85 brigadistas com verba reembolsada pelo projeto.
Outro marco da cooperação é a Torre Atto, instalada em São Sebastião do Uatumã, que mede 325 metros e monitora dados climáticos e biológicos da região amazônica. Inaugurada em 2015, a estrutura é um exemplo dos esforços conjuntos entre Brasil e Alemanha para o avanço de pesquisas sobre o clima e a conservação da Amazônia.
As reuniões desta terça-feira marcam mais um passo importante no fortalecimento das relações entre o Amazonas e a Alemanha, com um compromisso renovado para o desenvolvimento de ações que protejam a Amazônia e contribuam para um futuro sustentável.