Política

Caso Marielle: Lessa é condenado a 78 anos de prisão, e Élcio, a 59

O julgamento dos réus confessos começou na manhã de quarta-feira (30) e terminou somente às 18h30 desta quinta-feira (31)

Rio – Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz foram condenados pelos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, além da tentativa de homicídio contra a assessora Fernanda Chaves. O julgamento dos réus confessos começou na manhã de quarta-feira (30) e terminou somente às 18h30 desta quinta-feira (31).

https://twitter.com/choquei/status/1852105293255315686

Lessa recebeu a pena de 78 anos de prisão e nove meses, e Élcio a de 59 anos e oito meses. Eles foram condenados pelos crimes: duplo homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, emboscada e recurso que dificultou a defesa da vítima); tentativa de homicídio contra Fernanda Chaves, assessora de Marielle; receptação do Cobalt prata, clonado, que foi usado no crime.

Além da pena, os dois terão que pagar uma pensão ao filho de Anderson até que ele complete 24 anos, e R$ 706 mil de danos morais para cada uma das vítimas (Agatha Arnaus e o filho, Luyara Franco, Mônica Benicio e Marinete Silva). A prisão preventiva foi mantida, sem o direito de recorrer em liberdade.

“Por anos, os acusados juraram inocência, pondo a todo tempo em dúvida a prova trazida contra eles. Até que um dia, ano passado, por motivos que, de verdade, a gente jamais vai saber, o acusado Élcio fez a colaboração premiada e o acusado Ronnie a fez também. Os acusados confessaram a execução e a participação no assassinato da vereadora Marielle Franco. Por isso, fica aqui para os acusados presentes, e serve para os vários ‘Ronnies’ e vários ‘Élcios’ que existem por aí, soltos, a seguinte mensagem: a Justiça por vezes é lenta, é cega, é burra, é injusta, é errada, é torta, mas ela chega“, disse a juíza Lúcia Glioche na leitura da sentença.

Após a sentença, todos na sala começaram a aplaudir. Os sete jurados se reuniram na sala secreta do TJRJ por pouco mais de uma hora. Eles estavam acompanhados da magistrada, MPRJ e um representante de cada um das defesas dos réus. Veja o vídeo:

https://twitter.com/choquei/status/1852103345416343817

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *