Eleições da OAB-AM ocorrem nesta terça-feira; conheça os candidatos
A votação acontece em Manaus e municípios do interior do Amazonas
A eleição para escolher a nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), triênio 2025/2027, será realizada nesta terça-feira (19/11). Grace Benayon, Kennedy Tiradentes e Jean Cleuter (atual presidente) concorrem ao posto da instituição responsável pela defesa das prerrogativas da advocacia no estado.
Em Manaus, a eleição ocorrerá das 9h às 17h (horário local), na Arena da Amazônia, e nas subseções dos municípios de Manacapuru, Itacoatiara, Parintins, Tefé, Tabatinga, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Eirunepé, Boca do Acre e São Paulo de Olivença.
Durante o pleito, são esperados os votos de mais de 8,3 mil profissionais regularmente inscritos e adimplentes com suas anuidades junto à entidade até o dia 20 de outubro.
Propostas
A candidata Grace Benayon concorre à presidência ao lado da vice Adriane Magalhães na chapa 22- União, Renovação e Trabalho. Entre as principais propostas apresentadas na campanha estão: apoio à saúde mental dos advogados; capacitação de empreendedorismo para jovens advogados; apoio financeiros a atletas da OAB e suporte para advogadas grávidas e mães com a criação de salas de amamentação.
Atual presidente da instituição, Jean Cleuter concorre na chapa 30: ‘União para avançar’ junto da vice Denise Aufiero. Algumas de suas propostas envolvem o uso da internet Starlink no interior; incentivo a lideranças femininas; resolução de burocracias; inclusão de mulheres, indígenas, pessoas LGBTQIAPN+ e idosos nos espaços de decisão da OAB.
Concorrendo pela presidência através da chapa 10, Kennedy Tiradentes levanta o lema ‘Ordem e Renovação’ juntamente com o vice Marco Bacelar. O candidato propõe cuidar das condições de trabalho de advogados e advogadas; punir violadores de prerrogativas; apoio aos advogados do interior, com a criação de estadia temporária; manter os membros de comissões e atenção especial às de diversidade sexual e igualdade racial.
Multa
O voto é obrigatório, conforme prevê o regulamento da OAB. A ausência na votação sem justificativa acarreta multa equivalente a 20% do valor da anuidade.