AmazonasDestaques

Cavalos morrem contaminados por suspeita de intoxicação em haras de Manaus

Possível causa é a ingestão de uma toxina, com sintomas semelhantes aos do botulismo, que levou os animais a um quadro crítico

Três cavalos morreram e outros ficaram gravemente doentes por suspeita de intoxicação alimentar no Haras da Nilton Lins, no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus. A possível causa é a ingestão de uma toxina, com sintomas semelhantes aos do botulismo, causada pela ingestão de água ou alimentos contaminados, que levou os animais a um quadro crítico.

A Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal, da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), iniciou uma investigação para identificar a origem da contaminação e evitar novos casos, conforme informou a instituição de ensino, onde o haras está localizado.

Em nota, a Universidade Nilton Lins informou que está tomando medidas para controlar e eliminar a possibilidade de contaminação.

A instituição esclareceu que ao identificar os primeiros sintomas, adotou medidas para proteger os demais animais e controlar a situação.

Segundo a Nilton Lins, as medidas adotadas foram:

  • Isolamento da área afetada: A área identificada como potencial fonte de contaminação foi imediatamente isolada para evitar qualquer propagação.
  • Atendimento veterinário especializado reforçado: Todos os animais estão sob monitoramento contínuo de uma equipe de médicos veterinários altamente qualificados, com suporte de farmacêuticos clínicos.
  • Desinfecção rigorosa: O local está sendo submetido a um processo minucioso de limpeza e desinfecção.
  • Troca de insumos alimentares: Foi feita a substituição imediata da ração fornecida aos animais, como medida preventiva adicional.
  • Monitoramento constante: Garantimos vigilância 24 horas para acompanhar a saúde dos demais animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *