Número de mortos nos incêndios na Califórnia sobe para 16
Legista confirma 10 restos mortais identificados; Cal Fire destaca ajuda internacional e interestadual no combate às chamas
O número de mortos nos incêndios florestais Eaton e Palisades, em Los Angeles, subiu para 16, de acordo com o legista do Condado de Los Angeles, que divulgou a atualização no sábado. Das vítimas, cinco foram relacionadas ao incêndio Palisades, enquanto 11 mortes ocorreram em áreas atingidas pelo incêndio Eaton. Até o momento, 10 dos casos envolveram restos mortais humanos confirmados.
Os incêndios têm causado devastação generalizada na região, com milhares de acres consumidos pelo fogo, dezenas de residências destruídas e comunidades inteiras evacuadas às pressas. Enquanto as autoridades continuam trabalhando para controlar os focos de incêndio, a luta contra as chamas tem contado com um esforço conjunto de parceiros locais, federais e internacionais.
Apoio internacional e colaboração interestadual
O Departamento Florestal e de Incêndios da Califórnia (Cal Fire) usou suas redes sociais para expressar gratidão pelo apoio recebido. “A CAL FIRE estende nossa sincera gratidão aos departamentos, estados e países extraordinários que se apresentaram para apoiar a Califórnia neste momento de necessidade. Seja por terra, ar ou mar, sua dedicação e esforço foram inestimáveis”, destacou a agência em um comunicado publicado no sábado.
O Canadá e o México estão entre os países que enviaram equipes para auxiliar os esforços. Além disso, estados como Nevada, Arizona, Utah, Colorado, Novo México, Texas, Idaho, Oregon e Washington também contribuíram com recursos e equipes de combate ao fogo.
Desafios persistentes e solidariedade em tempos de crise
Apesar da ajuda, as autoridades enfrentam desafios contínuos, como a propagação rápida das chamas devido aos ventos fortes e às condições climáticas extremas, típicas da temporada seca na Califórnia. “Juntos, somos mais fortes”, reiterou o Cal Fire, enfatizando a importância da cooperação em momentos de crise.