Canoeiro se ‘aventura’ na frente de grandes navios no Rio Amazonas e viraliza
Igor Cardoso ganhou destaque nas redes sociais com vídeos desafiando grandes navios, mas alerta sobre os riscos da prática e pede que outros não tentem imitar suas manobras perigosas.
Um canoeiro tem ganhado destaque nas redes sociais após publicar vídeos desafiando grandes navios no Rio Amazonas. Em um dos vídeos, que já ultrapassou 75 milhões de visualizações, ele aparece navegando em uma pequena embarcação bem à frente de um cargueiro. As imagens geraram um grande debate, dividindo opiniões sobre o risco da manobra.
Igor Cardoso, funcionário público de Vitória do Jari, no Amapá, contou que desde pequeno está acostumado a navegar pelas águas do Rio Amazonas, uma prática comum em sua região. Ele revelou que sempre foi tranquilo se aproximar de grandes embarcações durante suas travessias.
Em 2018, Igor decidiu gravar sua primeira manobra enquanto navegava com o celular em mãos. O vídeo rapidamente se espalhou nas redes sociais e obteve grande repercussão. Desde então, ele passou a registrar suas travessias para a internet.
Em novembro de 2024, Igor publicou um novo vídeo, desta vez pilotando uma canoa com motor, posicionando-se bem à frente de um grande navio. Durante a gravação, ele reduz a velocidade até ficar muito próximo da embarcação maior. O vídeo viralizou e, até o momento, já ultrapassou 77 milhões de visualizações.
“A gente já fazia essa prática desde pequeno. Um dia, levei o celular para filmar. O primeiro vídeo que viralizou teve 14 milhões de visualizações. Agora, esse já passou de 75 milhões. Foi maravilhoso, confesso que não esperava tudo isso”, contou Igor.
A repercussão do vídeo gerou opiniões divididas. Enquanto alguns elogiaram a coragem de Igor, outros alertaram sobre os perigos de navegar tão perto de grandes embarcações.
Apesar do sucesso nas redes sociais, Igor deixou claro que não pretende incentivar outras pessoas a imitarem suas manobras. “Muita gente me elogia, mas a maioria me critica, dizendo que é uma idiotice. Eu não ligo muito para isso, porque faço isso desde pequeno. Sei que é perigoso e tenho medo de influenciar outras pessoas, já que é uma prática arriscada. Eu diria para não tentarem fazer o mesmo, porque envolve muitos riscos. É necessário ter o motor em bom estado, calma e bastante experiência. Não é algo simples”, concluiu Igor Cardoso.