Filhote de onça-pintada resgatado é devolvido à casa onde estava sendo criado como pet no Amazonas
Animal foi encontrado em residência de Santo Antônio do Içá e aguarda transferência para local apropriado.
Em Santo Antônio do Içá, interior do Amazonas, um filhote de onça-pintada de aproximadamente 8 meses, criado como animal de estimação por uma família, foi resgatado nesta terça-feira (4) pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semat) após uma denúncia anônima.
O animal, batizado de “Golias” pela família, foi encontrado em uma residência no bairro da Independência e, após o resgate, recebeu atendimento veterinário na sede da Defesa Civil municipal. No entanto, segundo a assessoria de comunicação da prefeitura do município afirma que a cidade não dispõe de estrutura adequada para acolhê-lo, a onça foi temporariamente devolvida à casa onde vivia, enquanto aguarda autorização do IBAMA ou outro órgão ambiental para ser transferida a um local apropriado.
A operação contou com apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e da Secretaria Municipal de Defesa Civil (Semdec). Segundo Marcos Penha, coordenador de Meio Ambiente, a família colaborou com o resgate, ciente dos riscos que o crescimento do animal poderia representar. A posse de animais silvestres sem autorização é crime ambiental, com pena de 6 meses a 1 ano de detenção, além de multa.