Três militares da FAB são presos suspeitos de transportar drogas no AM
Segundo a polícia, os militares facilitavam o envio das drogas para Manaus, como também transportaram pessoalmente os entorpecentes em voos militares
Três militares da Força Aérea Brasileira (FAB) e outros dois homens foram presos por participação em um esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus). As prisões, realizadas na segunda-feira (03/02), também incluíram um financiador do tráfico e um recrutador de “mulas” para o transporte dos entorpecentes.
As investigações iniciaram após a apreensão de 342 quilos de maconha tipo skunk em 2024, em uma ação conjunta das Polícias Civil (PC-AM) e Militar do Amazonas. Na ocasião, um soldado da ativa do Exército Brasileiro, dois ex-militares e duas mulheres foram presos.
De acordo com a PC-AM, os três militares da FAB não apenas facilitavam o envio das drogas para a capital amazonense, como também transportaram pessoalmente os entorpecentes em voos militares.
Modus operandi
Segundo a delegada Grace Jardim, titular da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de São Gabriel da Cachoeira, o esquema envolve o aliciamento de moradores da cidade para atuar como “mulas” no transporte das drogas.
“Esses militares da FAB ajudaram nesse envio, colocavam pessoas para fazer essas viagens e eles mesmos já chegaram a levar drogas para Manaus. Era uma verdadeira associação criminosa, cada um com uma função. Um deles era responsável por cooptar pessoas na cidade. Como São Gabriel da Cachoeira tem um PIB mais baixo, as pessoas necessitadas eram aliciadas para transportar essas cargas”, explicou.
Financiamento e lavagem de dinheiro
A operação “Queda do Céu” também prendeu um homem de 42 anos, apontado como principal financiador do esquema. Ele movimentou cerca de R$ 2 milhões em 2024, mas declarou oficialmente um rendimento de apenas R$ 1 mil por mês.
“O financiador movimentou milhões de reais e lavava dinheiro na cidade para aparentar que os valores tinham origem lícita. Para isso, ele lavava os recursos alugando veículos em São Gabriel. Durante a operação, conseguimos apreender três carros e quatro motocicletas ligadas a ele”, detalhou a delegada.
Outro integrante do grupo, um homem de 26 anos, foi preso em Santa Isabel do Rio Negro. Ele era responsável por recrutar as “mulas” e também transportava drogas em voos da FAB.
Os presos optaram por permanecer em silêncio durante os interrogatórios, e suas identidades foram mantidas em sigilo. A PC-AM segue investigando o caso para identificar outros possíveis membros da organização criminosa.
Posicionamento
A Força Aérea Brasileira informou, em nota, que “acompanha o caso e corrobora com as investigações policiais em curso” e afirmou que o Comando da Aeronáutica “não compactua com condutas que não estão de acordo com os valores, a dedicação e o trabalho do efetivo em prol do cumprimento de sua missão institucional”.