Vendas do comércio amazonense crescem 4,4%, em abril
Em abril, o comércio amazonense registrou alta de 4,4% no volume de vendas, em relação ao mês anterior, quando houve queda de 3,7%. No entanto, mesmo com a alta em abril, na comparação com abril de 2021, houve queda de 2,0% no volume de vendas. No ano (janeiro a abril), o volume de vendas do comércio acumula 9,3% de alta, em relação ao mesmo período do ano passado (quando o Estado viveu restrições no comércio, em razão da pandemia de Covid-19); e em 12 meses, a variação foi de 0,2%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje (10) pelo IBGE.
O volume de vendas do comércio varejista no país cresceu 0,9% em abril, na comparação com março, apresentando o quarto mês consecutivo de alta. Contra igual período do ano passado, o crescimento foi de 4,5%. Nos primeiros quatro meses do ano, o setor acumulou aumento de 2,3%, e, nos últimos 12 meses, de 0,8%.
Em abril, a receita nominal de vendas do comércio varejista amazonense cresceu 3,3%, frente a março. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a receita alcançou 7,7% de alta. No acumulado do ano (janeiro a abril), o setor apresentou 17,1% de crescimento, em relação ao mesmo período do ano anterior; e no acumulado dos últimos doze meses, a alta foi de 11,5%.
Na comparação com março, o volume de vendas do varejo foi positivo em 19 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Amazonas (4,4%), Rio Grande do Norte (4,0%) e Alagoas (3,8%). Por outro lado, oito estados tiveram resultados no campo negativo, com destaque para: Pernambuco (-7,7%), Roraima (-4,5%) e Pará (-4,4%).