Governo Federal avança na instalação da Infovia 02 no Amazonas
A estrada digital integra o programa Norte Conectado e vai levar internet a 13 cidades do Amazonas
O Governo Federal já iniciou a instalação da Infovia 02, que vai ligar Tefé a Tabatinga. A estrada digital, que terá mais de mil quilômetros de extensão, vai levar internet de banda larga a 13 cidades do Amazonas, conectando 85 escolas públicas, 12 hospitais e sete centros de pesquisa.
A iniciativa integra o programa Norte Conectado, do Ministério das Comunicações, que tem como finalidade expandir a infraestrutura de comunicações na região amazônica, por meio da implantação de cabos de fibra óptica submersos em rios.
Cada infovia é feita de cabos compostos por 24 pares de fibra óptica. Cada par possui capacidade de até 20Tb por segundo, ou seja, pode transmitir simultaneamente o equivalente a 200 mil vídeos de streaming em HD com altíssima qualidade. Os cabos foram feitos para durarem pelos menos 25 anos submersos nos rios.
UEA
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) tem auxiliado na implementação de cabos de fibra óptica. A obra conta com o auxílio da plataforma Selva e do boletim sazonal hidroclimático da universidade.
Segundo o reitor da UEA, André Zogahib, a Infovia 02 é uma iniciativa muito importante para que se tenha mais conectividade nos municípios amazonenses, em particular na Universidade do Estado do Amazonas.
“Isso vai expandir, sobremaneira, o acesso à internet, com mais velocidade, com mais banda, menos latência, o que significa dizer que os alunos vão poder assistir às videoaulas, baixar livros, ler mais materiais de uma forma muito mais rápida. E isso, evidentemente, potencializa as nossas ações no interior do estado do Amazonas”, destacou o reitor da universidade, André Zogahib.
Destaque
Programa Norte Conectado
- O Norte Conectado contará com 8 infovias.
- São 12 mil quilômetros de extensão.
- R$ 1,3 bilhão de investimento em todo o projeto.
- 10 milhões de pessoas serão beneficiadas.
- 59 municípios atendidos no Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.
- 68 milhões de árvores preservadas, já que não será uma rede típica de telecomunicações (enterrada ou posteada)
Investimento
De acordo com o Ministério das Comunicações, o investimento no programa “Norte Conectado” totalizará R$ 1,3 bilhão, com 10 milhões de pessoas beneficiadas e 59 municípios atendidos no Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. A rede será implantada pelos rios, o que resultará na preservação de 68 milhões de árvores.