Katy Perry e noiva de Bezos vão ao espaço em voo 100% feminino
Este é o primeiro voo espacial composto exclusivamente por mulheres desde a histórica missão solo da cosmonauta e engenheira soviética Valentina Tereshkova, em 1963
A cantora pop Katy Perry e a apresentadora Lauren Sánchez, noiva do bilionário Jeff Bezos, realizaram nesta segunda-feira o primeiro voo suborbital com uma tripulação composta exclusivamente por mulheres, a bordo de um foguete da Blue Origin.
Perry, Sánchez e outras quatro mulheres decolaram do oeste do estado do Texas às 08h30, no horário local (13h30 GMT), subiram a mais de 100 quilômetros de altitude e retornaram à Terra cerca de dez minutos depois, a bordo do foguete New Shepard, da empresa aeroespacial de propriedade de Bezos.
O foguete, totalmente automatizado, decolou na vertical e a cápsula se separou durante o voo, retornando à Terra desacelerada por paraquedas e por um retropropulsor.
Este é o primeiro voo espacial composto exclusivamente por mulheres desde a histórica missão solo da cosmonauta e engenheira soviética Valentina Tereshkova, em 1963.
Além da cantora norte-americana e de Sánchez, participaram do voo a copresentadora do programa CBS Mornings Gayle King, a cientista e ativista Amanda Nguyen, a ex-especialista em foguetes da NASA Aisha Bowe e a produtora de cinema Kerianne Flynn.
Este foi o décimo primeiro voo suborbital realizado pela Blue Origin, que desde 2021 oferece viagens de turismo espacial com o foguete New Shepard. Os preços dessas viagens não são divulgados ao público.
“Para inspirar Daisy”
Em entrevista recente à revista Elle, Perry explicou que embarcou nessa aventura para inspirar sua filha Daisy a “nunca impor limites aos próprios sonhos”.
Durante o voo, as seis passageiras ultrapassaram a Linha de Kármán — situada a 100 km acima do nível do mar — que, segundo convenção internacional, marca a fronteira com o espaço.
Até agora, a Blue Origin levou 52 pessoas ao espaço suborbital em 10 missões tripuladas.
Entre os famosos que já viajaram a bordo do New Shepard estão William Shatner, lendário ator da saga de ficção científica Star Trek, e o próprio Jeff Bezos, que participou do voo inaugural com tripulação.
Bezos disputa o mercado com a empresa Virgin Galactic, que também oferece voos suborbitais. Mas a Blue Origin tem ambições maiores: quer avançar no segmento de voos orbitais e competir com a SpaceX, do homem mais rico do mundo, Elon Musk.
Em janeiro, a empresa completou com sucesso seu primeiro voo orbital não tripulado, utilizando um lançador muito mais potente, chamado New Glenn.