Guardas são afastados suspeitos de torturar homem algemado em Manaus
Eles aparecem em um vídeo agredindo o homem em situação de rua. A cena ganhou as redes sociais nessa quinta-feira (24/4)
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Manaus (Semseg) afastou os servidores da Guarda Municipal de Manaus após a divulgação de um vídeo, nessa quinta-feira (24/4), que mostra um agente agredindo um homem, em situação de rua, algemado e ajoelhado.
O vídeo mostra o momento em que um guarda municipal aparece agredindo com um cassetete o homem enquanto outros agentes assistiam a agressão sem interferir na ação. Um deles filmou a cena. Os nomes dos demais envolvidos não foram divulgados.
Na nota, a Semseg esclarece que as imagens divulgadas nas redes sociais “não refletem, em nenhuma hipótese, os princípios, valores e a missão da Guarda Municipal, que tem como compromisso proteger, acolher e servir a população de Manaus”.
“Diante da gravidade do ocorrido, a Semseg determinou, de forma imediata, o afastamento dos servidores envolvidos, o recolhimento de seus armamentos e a instauração de processo investigativo pela Corregedoria da Guarda Municipal, com rigor na apuração dos fatos e aplicação das sanções administrativas cabíveis. Os envolvidos também foram encaminhados à Delegacia-Geral da Polícia Civil do Amazonas para os devidos procedimentos legais”, diz trecho da nota.
A pasta reiterou que não tolera desvios de conduta e repudia qualquer prática de violência ou abuso por parte de seus agentes. “Todos os esforços serão envidados para que condutas incompatíveis com o serviço público sejam exemplarmente tratadas e punidas”.
O caso foi registrado como tortura no 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP). As investigações serão conduzidas pela Polícia Civil do Amazonas.