Ligação viária entre Distrito Industrial e o Centro de Manaus é inaugurada
Prolongamento viário da avenida Lourenço da Silva Braga, na zona sul, integra pacote de intervenções que alcança mais de 40 quilômetros de vias em Manaus
O prolongamento da via que liga as avenidas Silves e Maués, na zona sul da capital amazonense foi inaugurado nesta sexta-feira (25). A intervenção viária, localizada entre os bairros Betânia e Morro da Liberdade, tem como objetivo otimizar o fluxo de veículos entre o Distrito Industrial e o Centro de Manaus, integrando um conjunto de obras que abrange mais de 40 quilômetros de vias na cidade.
Com extensão de um quilômetro, o trecho faz parte das obras complementares do antigo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim 2), de 2014, que não foram concluídas em gestões anteriores. A partir de 2019, o Governo do Amazonas retomou e finalizou o projeto por meio do Prosamin+, entregando a infraestrutura à população.
Durante a execução da obra, cerca de 1.300 famílias em condições de vulnerabilidade – aproximadamente 6 mil pessoas – foram reassentadas de áreas de risco. Os moradores receberam alternativas habitacionais, como indenizações, bônus e auxílio-moradia. Além disso, dois conjuntos residenciais, com 96 e 64 unidades, serão construídos em terrenos remanescentes da intervenção, pelo próprio programa.
O projeto executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) recebeu investimento de aproximadamente R$ 113 milhões, com recursos majoritariamente estaduais e apoio financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). As intervenções incluíram a implantação de sistema de esgotamento sanitário, drenagem urbana (macro e micro), além da pavimentação da via dupla, que conta com três faixas em ambos os sentidos, calçadas, acessibilidade, paisagismo e pontos de ônibus.
Outro destaque é a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Raiz), sob responsabilidade da concessionária Águas de Manaus, em terreno cedido pelo Estado por meio de acordo técnico com o Prosamin+. A unidade irá beneficiar cerca de 220 mil moradores, abrangendo mais de 50 mil domicílios. Ela será conectada à rede de esgoto em expansão entre as comunidades Sharp (zona leste) e Manaus 2000 (zona sul), além das estruturas já implantadas pelo Prosamim 2.
Melhorias
A nova ligação viária trará impactos positivos para a logística urbana, com previsão de redução de até 40% no tempo de deslocamento de caminhões e veículos de carga entre o Distrito Industrial e o Porto da Manaus Moderna. Essa melhoria deve contribuir para a competitividade do setor industrial e desafogar importantes corredores viários, como as avenidas Rodrigo Otávio e André Araújo.
“O progresso veio. Isso aí não é um sonho, é uma realidade, esse governo deu uma outra cara. A obra está excelente, espero que melhore mais. A melhoria é grande porque desafoga o trânsito nessa área, estão fazendo a recuperação da água e melhora mais ainda a vida da população”, afirmou o autônomo Janssen Cabral, 58, morador do bairro da Betânia há 40 anos