Ana Maria Diógenes e Paulo Feitoza tomam posse como desembargadores do TJAM
Magistrados foram escolhidos pelos critérios de merecimento e antiguidade para ocupar vagas abertas com aposentadorias na Corte
Os juízes Ana Maria Diógenes e Paulo Feitoza foram empossados, nesta terça-feira (23/06), como novos desembargadores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Os magistrados foram escolhidos, respectivamente, pelos critérios de merecimento e antiguidade, durante sessão do Pleno realizada hoje. Logo após a definição dos novos desembargadores, a Corte promoveu a solenidade de posse.
Ana Maria Diógenes assume a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Henrique Veiga Lima, destinada ao critério de merecimento. Já Paulo Feitosa passa a ocupar a cadeira deixada pela desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo, preenchida pelo critério de antiguidade. Ele foi aclamado por ser o mais o velho entre os juízes.
‘Olho para o passado com gratidão’

Em uma manifestação emocionada, Ana Maria Diógenes recordou o início da carreira na magistratura estadual, há 33 anos. A nova desembargadora ressaltou o simbolismo de assumir o cargo praticamente na mesma data em que tomou posse como juíza.
“Não haveria forma mais sublime de celebrar este marco senão assumindo esta elevada missão de desembargadora. Olho para o passado com gratidão pelas lições colhidas e volto-me para o futuro pronta para assumir”, declarou a nova desembargadora
Ana Maria também contou que utilizou, na assinatura do termo de posse, a mesma caneta usada no ingresso na magistratura. Ao encerrar o discurso, afirmou que exercerá a nova função consciente da responsabilidade de promover a pacificação dos conflitos e proteger a dignidade humana.
“Reitero o compromisso de assumir esta cadeira, ciente de que o verdadeiro poder do magistrado reside na sua capacidade de pacificar conflitos e restaurar, sobretudo, a dignidade humana”, disse.
Responsável por saudá-la em nome da Corte, a desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Guedes Moura relembrou a trajetória da magistrada, iniciada no município de Santo Antônio do Içá, e destacou seu comprometimento com o trabalho e a ética.
“O que toda a Corte deseja é que a senhora continue sendo quem é: esse ser humano comprometido com a Justiça, com a ética e com o trabalho. Certamente vai enriquecer esta Corte. Seja muito feliz e muito bem-vinda entre nós”, afirmou.
Justiça como instrumento de paz

Ana Maria Diógenes e Paulo Feitoza tomam posse como desembargadores do TJAM
Magistrados foram escolhidos pelos critérios de merecimento e antiguidade para ocupar vagas abertas com aposentadorias na Corte
Marhia Edhuarda Bessa
Publicado: 23/06/2026, 12:02:44
Os juízes Ana Maria Diógenes e Paulo Feitoza foram empossados, nesta terça-feira (23/06), como novos desembargadores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Os magistrados foram escolhidos, respectivamente, pelos critérios de merecimento e antiguidade, durante sessão do Pleno realizada hoje. Logo após a definição dos novos desembargadores, a Corte promoveu a solenidade de posse.
Ana Maria Diógenes assume a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Henrique Veiga Lima, destinada ao critério de merecimento. Já Paulo Feitosa passa a ocupar a cadeira deixada pela desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo, preenchida pelo critério de antiguidade. Ele foi aclamado por ser o mais o velho entre os juízes.
‘Olho para o passado com gratidão’

Em uma manifestação emocionada, Ana Maria Diógenes recordou o início da carreira na magistratura estadual, há 33 anos. A nova desembargadora ressaltou o simbolismo de assumir o cargo praticamente na mesma data em que tomou posse como juíza.
“Não haveria forma mais sublime de celebrar este marco senão assumindo esta elevada missão de desembargadora. Olho para o passado com gratidão pelas lições colhidas e volto-me para o futuro pronta para assumir”, declarou a nova desembargadora
Ana Maria também contou que utilizou, na assinatura do termo de posse, a mesma caneta usada no ingresso na magistratura. Ao encerrar o discurso, afirmou que exercerá a nova função consciente da responsabilidade de promover a pacificação dos conflitos e proteger a dignidade humana.
“Reitero o compromisso de assumir esta cadeira, ciente de que o verdadeiro poder do magistrado reside na sua capacidade de pacificar conflitos e restaurar, sobretudo, a dignidade humana”, disse.
Responsável por saudá-la em nome da Corte, a desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Guedes Moura relembrou a trajetória da magistrada, iniciada no município de Santo Antônio do Içá, e destacou seu comprometimento com o trabalho e a ética.
“O que toda a Corte deseja é que a senhora continue sendo quem é: esse ser humano comprometido com a Justiça, com a ética e com o trabalho. Certamente vai enriquecer esta Corte. Seja muito feliz e muito bem-vinda entre nós”, afirmou.
Justiça como instrumento de paz

Já o desembargador Paulo Feitoza usou o discurso para exaltar o papel social do Judiciário. Em tom descontraído, afirmou que ainda estava assimilando a escolha.
Ao falar sobre a nova missão, defendeu uma Justiça imparcial, constante, acessível e capaz de oferecer segurança aos mais vulneráveis.
“Que a Justiça seja esperança, fortaleza dos desesperados, segurança dos desvalidos e receio dos malfeitores. Que esteja em consonância com o coração e seja instrumento para a realização da paz”, declarou.
O discurso de saudação a Paulo Feitoza foi feito pelo desembargador João Simões, que destacou o equilíbrio, a formação acadêmica e a experiência acumulada pelo magistrado.
“A vossa carreira é um espelho para os magistrados. Além da excelência no Judiciário, Vossa Excelência trilhou o caminho da academia, com pós-graduação, mestrado e doutorado, e isso enriquece muito o nosso tribunal”, afirmou.
João Simões também classificou o novo desembargador como um magistrado sensato, tranquilo e equilibrado, características que, segundo ele, contribuirão para a atuação de Feitoza.


