Censo Demográfico: IBGE inicia pesquisa urbanística no Amazonas
Os agentes censitários do IBGE iniciaram nesta segunda-feira (20) a Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, etapa que marca o início das operações urbanas do Censo Demográfico 2022, em todo o país. Segundo o IBGE, o objetivo é realizar um levantamento sobre a infraestrutura das ruas (arruamento, calçamento, drenagem pluvial, arborização etc.).
No Amazonas, a Pesquisa do Entorno conta com 340 agentes censitários envolvidos. Eles vão visitar 4.903 setores censitários (unidades territoriais usadas pelo IBGE, que reúnem 250 e 300 domicílios, em média), nos 62 municípios do Estado. Em Manaus, a Pesquisa será realizada por 160 agentes censitários, que visitarão 3.075 setores censitários. Este é o primeiro momento em que um analista do IBGE percorre os setores censitários, avaliando também as atualizações dos mapas urbanos e fazendo a identificação de avenidas e ruas. Portanto, a pesquisa é, também, uma preparação para a etapa de entrevistas domiciliares do Censo, já que atualizará os mapas para garantir a cobertura de todos os domicílios.
A pesquisa urbanística vai até o dia 12 de julho. Nesta fase, não serão feitas entrevistas; a coleta das informações será apenas por observação das ruas. A etapa de entrevistas, a serem realizadas pelos recenseadores, acontece entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2022.
Pesquisa sobre a infraestrutura das ruas
A pesquisa do Entorno vai investigar 10 quesitos, sendo três deles novos, ou seja, que nunca foram pesquisados no Censo Demográfico: ponto de ônibus/van, via sinalizada para bicicletas e obstáculo na calçada. Os demais quesitos são: capacidade de circulação da via, pavimentação, bueiro/boca de Lobo, iluminação pública, existência de calçada, rampa para cadeirante e arborização.
Os quesitos investigados sobre a infraestrutura das ruas serão divulgados, assim como os demais quesitos da pesquisa domiciliar do Censo, e conforme explica o Superintendente do IBGE no Amazonas, Ilcleson Mendes, “a pesquisa vai fornecer informações importantes sobre os nossos espaços urbanos. Informações que poderão ser utilizadas em ações e políticas de aperfeiçoamento e desenvolvimento desses espaços e para o planejamento de uma série de políticas públicas nas três esferas de governo, envolvendo saneamento básico, mobilidade urbana, inclusão social, segurança pública e meio ambiente, entre outros temas”.
Resultados do Censo 2010 mostraram que 25,1% dos domicílios de Manaus estavam em vias com arborização
Os dados obtidos na Pesquisa Urbanística do Entorno do Censo 2010 mostraram que, em Manaus, 25,1% dos domicílios se encontravam em ruas e avenidas com arborização. Além disso, 95,8% integravam vias com iluminação pública; 52,8%, vias com calçadas, e 46,3%, vias com bueiros.