Quatro restaurantes brasileiros estão entre os 100 melhores do mundo
Ao menos quatro restaurantes brasileiros ficaram entre os 100 melhores do mundo da lista “The World’s 50 Best Restaurants”, tradicional ranking anual de melhores do mundo feito pela revista britânica “Restaurant”.
Nesta semana foram revelados os nomes dos estabelecimentos que ficaram entre a 51ª e a 100ª posição (veja o site oficial). Há três restaurantes de São Paulo e um do Rio (leia mais mais abaixo nesta reportagem).
A expectativa é que outros brasileiros apareçam no top 50 da “Restaurant”, que vai ser divulgado em 18 de julho, durante uma cerimônia em Londres. Em 2021, o restaurante A Casa do Porco, no Centro de São Paulo, foi o 17º colocado.
D.O.M – São Paulo (53ª posição)
Comandando pelo chef Alex Atala, o restaurante foi inaugurado em 1999 no centro de São Paulo e está em 53º lugar no ranking da “Restaurant” de 2022.
De acordo com a descrição do prêmio, o D.O.M tornou-se uma instituição da culinária brasileira. Atualmente, está localizado na rua Barão de Capanema, Jardins.
“Passe pela imponente porta da frente no arborizado centro de São Paulo para provar um menu degustação de cair o queixo, com polvo e alcachofra, formiga, manga e mamão, e para a sobremesa, figo verde com gorgonzola e vinho do porto”, descreve a página do ranking.
Evvai – São Paulo (67ª posição)
O restaurante de Pinheiros, que tem à frente o chef Luiz Filipe Souza, aparece em 67º lugar. Conforme a descrição da lista, o “minitortellini recheado com caranguejo é imperdível, junto com o linguini com molho de ervilhas e ouriço-do-mar”.
O texto continua: “Há uma excelente carta de vinhos e coquetéis clássicos e criativos, como negronis ou gin com infusão de chai”.
Lasai – Rio (78ª posição)
Localizado no bairro Humaitá, no Rio, o Lasai ficou no 78º lugar no ranking.
“Fazendo jus ao seu nome, que significa ‘tranquilo’ na língua basca, o Lasai é uma combinação da cozinha de classe mundial do chef Rafa Costa e Silva e um ambiente acolhedor e informal de luz baixa e uma equipe solícita”, diz o texto da premiação.
O restaurante fica em uma casa histórica e centenária e inclui um terraço com vista para o Cristo Redentor.
Maní – São Paulo (96ª posição)
Também localizado no badalado bairro de Pinheiros, o Maní inspira-se em ingredientes orgânicos. A cozinha é comandada por Helena Rizzo, que já foi reconhecida como melhor chef feminina da América Latina e melhor chef feminina do mundo.
Com informações do G1